Questões sobre Estratificação e desigualdade social

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Estratificação e desigualdade social

A violência estrutural está difundida por toda sociedade. Uma das características centrais da violência estrutural reside na:

Assinale a afirmativa que descreve corretamente os estudos de gênero como categoria analítica para estudos sociológicos.

#Questão 1078339 - Sociologia, Estratificação e desigualdade social, CESPE / CEBRASPE, 2025, EMBRAPA, Pesquisador – Área: Ciências da Saúde – Subárea: Nutrição

Considerando o conceito de pobreza, julgue o próximo item. 


Segundo a ONU, menos de 10% da população mundial vive na pobreza extrema e enfrenta dificuldades para satisfazer a suas necessidades básicas em saúde, educação e acesso à água potável e a saneamento. 

A igualdade de gênero é um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). É o tema do ODS 5, que tem como metas o fim da discriminação (5.1) e da violência (5.2) contra mulheres e meninas; a garantia da participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública (5.5); reformas que levem a direitos iguais à propriedade, controle sobre a terra, recursos financeiros, herança e recursos naturais (5.a), dentre outras. Sobre o tema, analise as definições a seguir.

I. Identidade de gênero: gênero com o qual uma pessoa se identifica, que pode ou não concordar com o gênero que lhe foi atribuído quando de seu nascimento.
II. Assimetrias de gênero: desigualdades de oportunidades, condições e direitos entre homens e mulheres, gerando uma hierarquia de gênero.
III. Equidade de gênero: igualdade de direitos, oportunidades e condições entre homens e mulheres.
IV. Sexismo: sequência sócio-histórica de discriminações que reforçam possibilidades de ocupar lugares ou afirmam não lugares para as pessoas de acordo com o gênero.

Estão corretas as definições: 

A desigualdade social no Brasil é um fenômeno histórico e estrutural, resultante de diversos fatores que moldaram a formação econômica e social do país.
Entre as principais origens da desigualdade social brasileira, destaca-se:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis