Questões de Serviço Social da PUC/PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Serviço Social da PUC/PR

A reforma do Estado Brasileiro seguiu os ditames neoliberais, reconduzindo as relações sociais para uma liberalização, com a desregulamentação do mercado e a flexibilização dos direitos trabalhistas. Com o intuito de orientar esses processos, em novembro de 1989, realizou-se uma reunião entre os organismos de financiamento de Bretton Woods (FMI, Bird, Banco Mundial), funcionários do governo americano, economistas e governantes latino-americanos para avaliar as reformas econômicas da América Latina. As recomendações que resultaram desse encontro recebem o nome de

Apesar de a literatura registrar o início do Serviço Social em saúde mental no Brasil como sendo em 1946, nos primeiros trinta anos de sua existência, não havia muitos assistentes sociais trabalhando na área psiquiátrica em clínicas, hospitais e manicômios. Analise as afirmativas apresentadas sobre as razões da pouca inserção de assistentes sociais na área de saúde mental naquele período e marque a alternativa CORRETA.

I. Havia poucos hospícios estatais. Eles atendiam um grande número de pacientes, na maioria indigentes ou crônicos abandonados pela família. Trabalhavam poucos assistentes sociais em cada hospício.

II. Havia pouco interesse profissional pela área de saúde mental, tendo em vista a baixa remuneração e a desvalorização do trabalho.

III. Havia hospitais gerais e psiquiátricos para trabalhadores e seus dependentes, pertencentes à rede dos institutos e aposentadoria e pensões (IAPs), os quais entendiam que os assistentes sociais eram desnecessários.

IV. Havia poucas clínicas psiquiátricas privadas, que se destinavam ao atendimento das pessoas mais ricas, e que não empregavam assistentes sociais.

A intervenção dos assistentes sociais em situações familiares tem como referência central nos marcos da política de assistência social e das suas atribuições e competências profissionais:

Sobre a expressão “questão social” é afirma-se:

I. A expressão surge para dar conta do fenômeno mais evidente da história da Europa Ocidental que experimenta os impactos da primeira onda industrializante, iniciada na Inglaterra nas últimas décadas do século XVIII: trata-se do fenômeno do pauperismo.

II. O desenvolvimento capitalista produz compulsoriamente a questão social.

III. A tese sustentada por José Paulo Netto em seu texto “Cinco Notas a Propósito da Questão Social” é que, em função das novas configurações societárias a partir do século XXI, é possível se falar em uma “nova questão social”.

IV. As expressões da questão social podem ser resolvidas e superadas com vontade política e bons investimentos públicos.

Está(ão) CORRETA(s):

Segundo José Paulo Netto em seu texto “Cinco Notas a Propósito da Questão Social” publicado na Revista Temporalis, a expressão “questão social” começou a ser utilizada:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis