Questões de Serviço Social da FADENOR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Serviço Social da FADENOR

Na atuação profissional, o assistente social utiliza estratégias, instrumentos e técnicas de intervenção. Conforme o CFESS (2008), o __________________ é um instrumento que trata de exposição e manifestação sucinta, em que se enfoca objetivamente a questão ou situação social analisada, referenciada em fundamentos teóricos, éticos e técnicos, inerentes ao serviço social. Portanto, baseia-se em estudo rigoroso e fundamentado, e possui caráter conclusivo ou indicativo.

Assinale a alternativa que contém o termo que preenche corretamente a lacuna acima.

Segundo Iamamoto (2008), o assistente social precisa do domínio das dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa da profissão, para conhecer e decifrar o ser social e a vida em sociedade. Para tal, fazem-se necessárias a compreensão e a análise da emergência da sociedade burguesa moderna, do Estado, das classes sociais, entre outros.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:


I- A dimensão técnico-operativa deve, além das capacidades técnicas e instrumentais, incluir o conjunto de ações e procedimentos adotados pelo assistente social, visando à consecução de uma determinada finalidade, a qual necessita, portanto, de uma avaliação sobre o alcance desses fins e dos objetivos da ação.
PORQUE
II- Essa dimensão compreende a capacidade de apreensão do método e das teorias e sua relação com a prática, na ação profissional, pois a teoria é indispensável para a formação profissional e, sem ela, uma intervenção com qualidade fica prejudicada visto que é a teoria que vai iluminar o significado social da ação, ultrapassando, dessa forma, o conhecimento do senso comum.

Assinale a alternativa CORRETA:

Para Yolanda Guerra (2007), necessita-se compreender a instrumentalidade no exercício profissional do assistente social como uma propriedade ou um determinado modo de ser que a profissão adquire no interior das relações sociais. Nesse contexto, a instrumentalidade constitui uma 

Conforme a Política Nacional de Assistência Social (PNAS, 2004), o financiamento da seguridade social está previsto no art. 195 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e a assistência social está inserida constitucionalmente no “tripé” dessa seguridade social. Desse modo, em leitura conjunta desses dois documentos oficiais, analise os itens a seguir sobre a base de financiamento da política de assistência social que se dá por meio de:
I - Participação de toda a sociedade.
II - Receita de concursos de prognósticos.
III - Contribuições sociais do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada.
IV - Orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Assinale a alternativa que apresenta os itens CORRETOS.

A Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) n.º 8.742/1993 define que a assistência social é direito do cidadão e dever do Estado, Política de Seguridade Social não contributiva, a qual provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas. No que tange à organização e à gestão da assistência social na referida lei, compete ao Conselho Nacional de Assistência Social 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis