Questões de Serviço Social da COMPERVE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Serviço Social da COMPERVE

O Brasil é hoje um dos países do mundo com maior concentração de pobreza e desigualdade social. Estudos recentes, incluindo aqueles que utilizam dados do Banco Mundial, indicam 16 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza. Numa perspectiva crítica, a superação dessa realidade encontra limites em muitos desafios relacionados à prevalência de mecanismos que favorecem a concentração de renda e riqueza em nosso país, dentre os quais, encontra-se

As contrarreformas do Estado neoliberal têm impactos nas políticas sociais, mediante a desconstrução do princípio da universalidade do acesso, da privatização dos serviços sociais e da precarização das relações de trabalho. Essas contrarreformas também afetam diretamente o trabalho do assistente social em duas dimensões, quais sejam:

A partir dos anos de 1970, as transformações societárias ganharam impulso trazendo mudanças ao mundo do trabalho provocadas pelas requisições do capital, num contexto neoliberal. Essas transformações não se esgotaram no âmbito produtivo, mas alcançaram a totalidade social. O desdobramento dessas transformações atingiu com intensidade os países periféricos, dentre estes, o Brasil. Acerca das estratégias para implementação do projeto neoliberal nos países de capitalismo periférico, considere os itens abaixo.

I Privatização do patrimônio do Estado, transferindo ao grande capital as riquezas nacionais.

II Flexibilização da produção e das relações de trabalho, alterando as configurações taylorista-fordistas e reduzindo os direitos trabalhistas.

III Pleno emprego, em decorrência da ampliação expressiva do processo produtivo industrial e de serviços.

IV Regulamentação da reforma tributária, afirmando um orçamento progressivo na seguridade social.

A implementação do projeto neoliberal nos países de capitalismo periférico, pressupõe a mobilização das estratégias apresentadas nos itens

Os anos que se seguiram ao período de reconstrução do segundo pós‐guerra, estendendo-se até os anos 1970, nos países centrais, foram marcados por altas taxas de crescimento econômico, ampliação de empregos e salários e uma forte intervenção do Estado no social. No final dos anos de 1960 e, mais precisamente, a partir de 1973, esse ciclo econômico começa a se exaurir e os neoliberais atribuem à atuação agigantada do Estado a responsabilidade pela crise. A programática neoliberal para superação da crise incluía algumas proposições básicas. Sobre essa temática, considere as proposições abaixo.

I Um Estado forte para romper o poder dos sindicatos e controlar a moeda e um Estado parco para os gastos sociais e regulamentações econômicas.

II Um Estado ampliado no social com a promoção do pleno emprego e o fortalecimento do poder dos sindicatos e estabilidade monetária.

 III Uma reforma fiscal, diminuindo os impostos sobre os rendimentos mais altos e o desmonte dos direitos sociais.

 IV A minimização do Estado para a reprodução do capital e a maximização do Estado no social com ampliação de direitos.

As proposições neoliberais para saída da crise estão presentes nos itens

O trabalho em saúde é um trabalho coletivo que envolve diferentes profissionais e diferentes saberes e tem na cooperação o elemento central. Entretanto, com frequência, convive-se com uma divisão parcelar do trabalho em saúde e com a centralidade em uma determinada etapa do projeto terapêutico. De acordo com o debate crítico na área do serviço social e da área de saúde coletiva, a divisão parcelar do trabalho e sua centralidade em uma determinada etapa do projeto terapêutico implica em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis