Questões sobre Serviço Social e Minorias: grupos étnicos/raciais, movimentos sociais, questão agrária e ambiental, questão habitacional, questão de gênero e população de rua

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Serviço Social e Minorias: grupos étnicos/raciais, movimentos sociais, questão agrária e ambiental, questão habitacional, questão de gênero e população de rua

As demandas por maior qualificação profissional do/da assistente social implicam que ele/ela tenha, por exemplo, domínio do processo de planejamento, competência no gerenciamento e avaliação de programas e projetos sociais, capacidade de negociação, conhecimento na área de gestão de pessoas e relações de trabalho. As desigualdades de gênero e raça se expressam em números em diferentes campos da sociedade brasileira e estão presentes também nas empresas.
Neste sentido, avalie se as competências do assistente social incluem:
I. Estruturar programas de diversidade na empresa, voltados à inclusão de mulheres e negros. II. Conhecer a implementação de programas de diversidade em âmbito municipal, estadual e federal. III. Fomentar debates sobre as desigualdades de gênero e raça, através de palestras e seminários. IV. Apropriar-se de novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional para buscar a igualdade entre mulheres e homens no mundo do trabalho.
Estão corretas as competências

As desigualdades de gênero e raça não se configuram como uma novidade entre nós. A incorporação de análises sobre a realidade brasileira e a construção de indicadores sociais que permitam a estruturação de propostas de intervenção para o enfrentamento destas desigualdades vêm sendo progressivamente incorporadas pelo Serviço Social, mas ainda constituem um grande desafio em seu processo de qualificação.
Neste sentido, avalie as afirmativas a seguir.
I. A discussão de gênero e raça deve se dar como conteúdo de disciplinas alternativas na graduação, sem articulação com as demais disciplinas do currículo do Serviço Social.
II. É fundamental que gênero e raça sejam discutidos de maneira transversal no currículo de Serviço Social.
III. Para a apreensão do debate sobre racismo é recomendável a incorporação da produção de intelectuais negros/as.
IV. O enfrentamento a estas desigualdades não se restringe a uma atitude isolada ou a uma única profissão.
Estão corretas as afirmativas 

A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) é uma resposta do Ministério da Saúde às desigualdades em saúde que acometem esta população e o reconhecimento de que as suas condições de vida resultam de injustos processos sociais, culturais e econômicos presentes na história do País.
A Política tem como objetivo geral promover a saúde integral da população negra, priorizando a redução das desigualdades étnicoraciais, o combate ao racismo e à discriminação nas instituições e serviços do SUS e apresenta como objetivos específicos: 
• garantir e ampliar o acesso da população negra às ações e aos serviços de saúde; • melhorar a qualidade dos sistemas de informação do SUS no que tange à coleta, processamento e análise dos dados desagregados por raça, cor e etnia.
Com base no excerto acima assinale a afirmação que se alinha com a proposta desta Política.

É instituído o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) como forma de organização e de articulação voltadas à implementação do conjunto de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades étnicas existentes no país, prestados pelo poder público federal. São considerados objetivos do Sinapir, EXCETO: 

O Estatuto da Igualdade Racial é o principal instrumento normativo no Brasil que estabelece a efetivação da igualdade de oportunidade, a garantia e defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnico-racial. Considerando direito à cultura exposto no Estatuto da Igualdade Racial, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O poder público garantirá o reconhecimento das sociedades negras, clubes e outras formas de manifestação coletiva da população negra, com trajetória histórica comprovada, como parâmetro para cultura nacional.
( ) É assegurado aos remanescentes das comunidades dos quilombos o direito à preservação de seus usos, costumes, tradições e manifestos religiosos, sob a proteção do Estado.
( ) O poder público incentivará a celebração das personalidades e das datas comemorativas relacionadas à trajetória do funk e de outras manifestações culturais de matriz africana, bem como sua comemoração nas instituições de ensino públicas e privadas.
( ) O poder público garantirá o registro e a proteção da capoeira, em todas as suas modalidades, como bem de natureza imaterial e de formação da identidade cultural brasileira.

A sequência está correta em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis