Questões sobre Serviço Social e Minorias: grupos étnicos/raciais, movimentos sociais, questão agrária e ambiental, questão habitacional, questão de gênero e população de rua

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Serviço Social e Minorias: grupos étnicos/raciais, movimentos sociais, questão agrária e ambiental, questão habitacional, questão de gênero e população de rua

O desenvolvimento psicossocial de adolescentes mostra-se como uma temática complexa, ainda mais quando esse desenvolvimento se dá em contextos de vulnerabilidade social. A compreensão do desenvolvimento inserida em um paradigma contemporâneo demanda a articulação de conhecimentos que evidenciem a interdependência entre múltiplos fatores que compõem esse processo. Acerca do desenvolvimento psicossocial de adolescentes residentes em comunidades vulneráveis socialmente, assinale a alternativa incorreta. 

Considerando os argumentos de Enriquez (2001) sobre grupos minoritários, é INCORRETO afirmar que um grupo minoritário

O Serviço Social no Brasil, nas duas últimas décadas, tem buscado superar a lacuna em torno da discussão étnico-racial no processo de formação e do trabalho profissional e, embora crescente, a produção teórica sobre esse tema é ainda tímida, limitando o aprofundamento de uma análise de totalidade da realidade. A importância desse tema e seus desdobramentos materializados em lutas políticas no combate às diversas manifestações do racismo na sociedade brasileira são importantes porque 

Considerando que o combate ao racismo, ao preconceito e à discriminação étnico-racial é parte do processo de efetivação do projeto ético-político profissional do Serviço Social e dos princípios do Código de Ética de 1993, analise a citação do texto de Marcia C. Eurico e depois marque a alternativa INCORRETA:
“Os/as assistentes sociais desenvolvem o seu trabalho profissional nas diversas políticas públicas, no complexo e contraditório processo de reprodução das relações sociais. No modo de produção capitalista, a manutenção dos níveis extremos de desigualdade social está mediada pela funcionalidade do racismo e, no caso das relações institucionais, sejam elas públicas ou privadas, é dependente do racismo institucional, que possibilita a manutenção de práticas racistas, internalizadas e reproduzidas de maneira automatizada e naturalizada”.
(Marcia C. Eurico. A luta contra as explorações/opressões, o debate étnico-racial e o trabalho do assistente social. Revista Serviço Social e Sociedade. N.133. Cortez: 2018. p.523) 

No artigo “Pensar o gênero: diálogos com o Serviço Social”, a autora Andrea Alves aborda a importância das contribuições feministas para o serviço social, dentre elas, o conceito de interseccionalidade, que reflete sobre os entrecruzamentos entre múltiplas formas de opressão. Esse conceito tem sua origem dentro do movimento:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis