Questões sobre Instrumentos Técnicos-Operativos do Serviço Social

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Instrumentos Técnicos-Operativos do Serviço Social

Quando um Assistente Social escolhe um instrumento técnico-metodológico que facilita sua aproximação com a realidade concreta do usuário, de maneira que possa conhecer as condições em que vivem as famílias e apreender aspectos do cotidiano das suas relações, ele utiliza:

Procedimento técnico que serve para acolher, conhecer, coletar dados, orientar, acompanhar, avaliar e indicar os elementos para trabalhar a família e/ou o usuário do serviço em seu processo de formação cidadã. É CORRETO afirmar que o procedimento descrito é:

Fonte:BRASIL. Orientações Técnicas: Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. 2ª edição. Junho de 2009.

O exercício profissional implica fundamentos teórico-práticos, ético-políticos e técnico-operativos, encontrando, nos últimos, a dimensão do instrumental-técnico.
É nesta dimensão que são encontrados 

O Relatório Social é um dos instrumentos técnicos operativos utilizados pelo profissional de Serviço Social.

Desta forma, relacione abaixo os tipos de relatórios com seus respectivos conceitos.


Coluna 1 Tipo de Relatório

1. Relatório Informativo

2. Relatório Circunstanciado

3. Relatório de Acompanhamento

4. Relatório de Inspeção


Coluna 2 Conceito

( ) Este documento é elaborado e emitido após visita de inspeção em uma instituição que necessita se adequar às legislações específicas.

( ) Caracteriza-se pelo relato de situações de emergência de forma sucinta. Deve conter um parecer a ser apresentado ao Juiz, gerando com isso um laudo mais detalhado da situação.

( ) Tem como objetivo informar dados ou fatos importantes. Este tipo de relatório pode ser utilizado em atendimentos e encaminhamento de um processo de acompanhamento, plantões sociais e triagem.

( ) É um documento que contém informações que envolvem uma intervenção direta e um contato mais assíduo do Assistente Social com o usuário.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

No cotidiano de trabalho do (a) assistente social, a formação de grupos possibilita, além da troca de experiências, o alcance de um número maior de usuários (as). Sobre o trabalho com grupos é possível afirmar, EXCETO:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis