Questões sobre Instrumentos Técnicos-Operativos do Serviço Social

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Instrumentos Técnicos-Operativos do Serviço Social

Segundo Santos (2013), a dimensão técnico-operativa envolve um conjunto de estratégias, táticas e técnicas instrumentalizadoras da ação, que efetivam o trabalho profissional e expressam uma determinada teoria, um método, uma posição política e ética. Segundo a autora, a dimensão técnico-operativa contém:

Tem o importante papel de ser um instrumento que reforça as decisões referentes à concessão de benefícios, garantindo assim o acesso aos direitos sociais e a superação da vulnerabilidade e risco social, sendo uma técnica que exige planejamento, que consiste no levantamento de documentos e coleta dados já existentes acerca de uma determinada demanda social. A este instrumento de intervenção do Serviço Social chamamos de:

Neste tipo de entrevista são elaboradas perguntas abertas e fechadas. É a mais utilizada por favorecer uma maior interação entre entrevistador e entrevistado, pelo fato de não se restringir apenas ao tema questionado. Possui questões norteadoras e objetivos preestabelecidos, abrindo caminho para que outros aspectos não previstos pelo entrevistador possam ser trabalhados.


A forma de entrevista descrita é conhecida por: 

É o primeiro contato que o entrevistador, neste caso, o Assistente Social terá com o sujeito que precisa ser escutado. Dá-se por meio de uma escuta qualificada e empática, assim também de modo acolhedor buscando entender o contexto apresentado para além do que momentaneamente nos é colocado, avaliando estratégias para melhor intervenção neste momento primário, realizando hipóteses preliminares para ser dado início ao acompanhamento social. Nesse momento é fundamental o profissional se despir de toda a forma de pré julgamentos, senso comum e preconceitos. Qual o nome dado ao instrumento utilizado pelo Assistente Social no seu exercício profissional?

Desde suas origens, foi um movimento utilizado para atender aos sintomas ou às disfunções provocadas por uma estrutura social em mudança. A recreação, sobretudo a tendência à ocupar o tempo livre da classe operária que surgia com a sociedade industrial, bem como com os movimentos de juventude com o objetivo de prevenir a delinquência juvenil são indicadores de que (...) surgiu com a função de contribuir para a manutenção da continuidade estrutural, cujo equilíbrio estava ameaçado pelos problemas sociais ou disfunções surgidas. Esta função era atingida mediante os serviços preventivos, recreativos e de educação cívica, e implicitamente contribuíram para estabelecer a relação entre a parte, a população carente, e o todo.


É CORRETO afirmar que a descrição se refere à:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis