Listagem de Questões sobre Geral
Responda às questões de número 33, 34 e 35 de acordo com a Constituição Federal de 1988 e a LOAS.
A assistência social tem como um dos seus objetivos:
o amparo à família e à velhice.
a promoção da integração ao mercado de trabalho.
a habilitação dos portadores de deficiência para o trabalho.
a garantia de um salário aos idosos e deficientes.
o abrigo e habilitação de crianças e adolescentes.
É dever do assistente social na relação com os usuários:
conscientizar a população da sua responsabilidade em participar da solução dos problemas apresentados.
integrar comissões interdisciplinares de ética nos locais de trabalho, para avaliação da conduta dos profissionais.
respeitar a situação social problema dos indivíduos, dos grupos e da comunidade, partindo de onde o cidadão está
exercer sua autoridade de maneira a influenciar o usuário nas decisões que atendam a seus interesses e necessidades.
garantir plena informação e discussão sobre as possibilidades e conseqüências das situações apresentadas.
Um dos princípios constantes do Código de Ética do assistente social, com vistas à garantia dos direitos civis, sociais e políticos das classes trabalhadoras, refere-se a uma tarefa primordial de toda a sociedade, qual seja:
a promoção de mudanças econômicas e sociais.
o fortalecimento moral e cultural dos cidadãos.
a propagação do consenso e do consentimento.
a ampliação e consolidação da cidadania.
a promoção e capacitação dos indivíduos sociais.
"Como prática institucionalizada, o Serviço Social se caracteriza pela ação junto a indivíduos com desajustamentos familiares e sociais. Tais desajustamentos muitas vezes decorrem de estruturas sociais inadequadas".
(Documento de Araxá)
De acordo com José P. Netto, esta formulação é típica da corrente de renovação do Serviço Social denominada:
intenção de ruptura
reatualização do conservadorismo
perspectiva modernizadora
reconceptualização
fenomenologia social
O perfil do assistente social contemporâneo exige a ultrapassagem da ação direta de mera prestação de serviços e pressupõe sua inserção nos níveis de assessoria, planejamento, negociação, pesquisa e no estímulo à participação dos usuários na formulação, gestão e avaliação de programas e serviços. Esta revisão do trabalho exige que esse profissional tenha as seguintes características:
esteja informado, seja crítico e propositivo.
tenha uma ação respaldada na resolubilidade e na solução dos problemas sociais.
seja competente e exerça sua autoridade e poder no sentido de reforço do pólo instituído.
volte-se para uma perspectiva de ajustamento social e de ressocialização dos usuários.
priorize em sua intervenção a dimensão instrumentalizadora, voltada para as questões técnico-operativas.
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