Listagem de Questões sobre Geral
No mundo do trabalho empresarial, a "cultura da qualidade", alicerçada em programas de qualidade total, traduz-se no apelo à "satisfação do cliente" ou do empregado na empresa. No Serviço Social, Marilda Iamamoto faz a crítica a essa linguagem empresarial, pois considera que ela é:
contraditória, pois tem como objetivo principal assegurar informações quanto aos direitos do consumidor, mas resvala para as práticas de controle.
antidemocrática, tutelar e demagógica, e desrespeita a autonomia dos sujeitos consumidores.
feiticeira, pois a linguagem do encantamento encobre o interesse do mercado pela conquista e fidelidade dos consumidores.
cerceadora da liberdade, e não visa ao alargamento da participação democrática dos trabalhadores e dos consumidores.
ambígua, pois a linguagem empresarial tem o propósito de ludibriar e trapacear o cliente.
São princípios éticos imprescindíveis no cotidiano do trabalho do assistente social:
A prática educativa, seja aquela veiculada nas entrevistas ou nos espaços grupais, considerada "uma atividade material humana, transformadora do mundo e do próprio homem", guarda relação com o seguinte conceito marxista:
ressocialização
promoção humana
alteridade
práxis
coesão social
Responda às questões de número 33, 34 e 35 de acordo com a Constituição Federal de 1988 e a LOAS.
A LOAS prevê, para o repasse de recursos aos Estados, Municípios e Distrito Federal, a existência de:
Conselho de Assistência Social paritário, Fundo de Assistência Social e Plano de Assistência Social.
programas sociais relativos a trabalho e renda, Conselho de Assistência e descentralização das políticas.
Plano de Assistência Social, universalização das ações e desenvolvimento do programa Comunidade Solidária.
programa Comunidade Solidária, Fundo de Assistência Social e programas especiais voltados para a pobreza.
programas descentralizados, ações universais e gestão democrática.
Dentre as diretrizes básicas da assistência social, destaca-se:
a participação da população na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis.
a condução e gestão compartilhada por parte do Estado e das organizações sociais.
o comando único das ações, centralizado no Município.
a supremacia da rentabilidade econômica sobre as exigências do atendimento às necessidades sociais.
a focalização da assistência no destinatário das ações, desobstruindo as demais políticas públicas. 35
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