Questões sobre Assistente Social

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Assistente Social

Gilberto é o chefe do Serviço Social de um CRAS. Um dia é procurado por uma estagiária de Serviço Social que lhe informa que viu os prontuários de três usuários que estavam guardados no arquivo sendo manipulados por um pedagogo. Quando indagado sobre o motivo de haver aberto a sala do Serviço Social e pego os prontuários, o pedagogo explicou que havia necessitado de uma informação que sabia constar na documentação do Serviço Social.

Gilberto explicou à estagiária que:

Maria já convivia desde pequena com a questão da drogadição, pois sua mãe, Sra. Joana naquela época fazia uso de substância psicoativa. Maria foi morar na rua aos 12 anos de idade. Atualmente está com 50 anos de idade, mãe de 5 filhos, trabalha esporadicamente como diarista na residência de uma família, é analfabeta, mora em uma ocupação com 4 filhos, de 5, 9, 15, 16 anos de idade. Os dois filhos menores estudam. Os filhos de 15 e 16 anos fazem uso de substância psicoativa e frequentaram a escola até o 4o ano do ensino fundamental. O filho de 18 anos saiu de casa e Maria não tem notícias deste filho.

O assistente social, compreendendo a realidade social enfrentada por essa família, a partir do contexto, conclui que

São elementos constitutivos do processo de trabalho do Assistente Social:

I. A análise dos fenômenos e das políticas sociais, e o estudo da dinâmica institucional.

II. Os elementos teórico-metodológicos, ético-políticos e técnico-operativos do Serviço Social na formulação de projetos de intervenção profissional.

III. As demandas postas ao Serviço Social nos espaços ocupacionais da profissão, nas esferas pública e privada e as respostas profissionais a estas demandas.

Está correto o que consta em

Para Maria Carmelita Yazbek a análise do serviço social enquanto profissão necessita identificar:

I. as tendências de análise derivadas das transformações sociais que vêm particularizando o desenvolvimento do capitalismo em nossa sociedade e que não se configuram como homogêneas, mas são permeadas por diversas clivagens, tensões e confrontos internos.

II. a compreensão teórico/metodológica da realidade, fundada no acervo intelectual que se constituiu a partir das principais matrizes do pensamento social e de suas expressões nos diferentes campos do conhecimento humano, processo construído na interlocução com o próprio movimento da sociedade.

III. as matizes históricas de fundamentação das ideias e conteúdos doutrinários do pensamento social da Igreja Católica, em seu processo de institucionalização como o aspecto mais fundante e essencial para a análise do serviço social brasileiro.

Está correto o que se afirma em

O contexto de crise e mudanças em que se vive interpela o Serviço Social sob múltiplas dimensões e aspectos. A primeira dimensão diz respeito às novas manifestações e expressões da questão social, resultantes das transformações estruturais do capitalismo. Outra dimensão diz respeito aos processos de redefinição dos sistemas de proteção social e da política social, em geral, que emergem nesse contexto. Finalmente, a profissão é interpelada e desafiada pela necessidade de construir mediações políticas e ideológicas expressas, sobretudo, por ações de resistência e de alianças estratégicas no jogo da política em suas múltiplas dimensões, por dentro dos espaços institucionais e especialmente no contexto das lutas sociais. Isso porque, como se sabe, questão social é luta, é disputa

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis