Questões de Serviço Social do ano 2007

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Serviço Social do ano 2007

Entendendo-se emergir da sociedade civil, o processo de participação social tem alcançado grande relevo, quer na esfera da mundial ou nacional, através das ONGS, face a ocupação do espaço governamental nas lacunas de implementação de políticas e programas de cunho social. A compreensão atual dessas organizações reflete para os profissionais do Serviço Social:

A divisão do trabalho em uma organização não-governamental (ONG) pode ser identificada por meio de vários instrumentos. A cerca desses instrumentos julgue os itens subseqüentes.

O organograma de uma ONG representa graficamente a sua divisão interna de trabalho, no sentido horizontal, e explicita as diferentes áreas de atuação. Devido ao caráter voluntário de suas ações, não contempla sua representação gráfica vertical.

Ao atuar predominantemente na esfera pública, mas também na privada, o assistente social se depara com a existência de organizações não-governamentais (ONGs) que já garantiram seu lugar na sociedade civil. Presentes no espaço comunitário constituem-se não apenas como novos interlocutores, mas como parceiros potenciais para o desenvolvimento da ação. Acerca das ONGs, julgue os itens que se seguem:

I. As ONGs brasileiras nasceram, majoritariamente, nas três últimas décadas, relacionadas aos movimentos sociais populares, às igrejas e ao movimento sindical, exercendo, fundamentalmente, atividades de consultoria e assessoria a esses movimentos.

II. Alguns governos, notadamente nas administrações populares, ao investirem na redefinição das relações com as entidades que atuam junto aos movimentos sociais e outros segmentos da população subalternizada, têm evitado estabelecer parceria com as ONGs.

III. Não cabe às ONGs acabar com o Estado ou pretender substituí-lo, mas colaborar para a sua democratização. Esse caminho, o da democratização da sociedade, que garante o desenvolvimento social, supõe a capacidade de passar da resistência para a proposta.

IV. Para atuar de forma eficiente, as ONGs devem compor e(ou) ampliar seus quadros técnicos com especialistas e assessores cada vez mais capacitados. Mesmo com essa estrutura, as entidades não correm riscos de burocratização.

V. As ONGs não podem ser tratadas como um bloco homogêneo, pois são bastante diferenciadas em termos de composição, objetivos e desempenho, exigindo um constante esforço de diversificação, resguardadas suas características mais gerais. Analise as afirmativas se verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correta:

O processo de inversão dos discursos e práticas realizado pelo Estado, na condução das políticas sociais dos anos 90, originou a refilantropização social, no sentido de uma moderna filantropia empresarial e no crescimento das ONGs. Essa expressão, refilantropização, surgiu para explicitar

Nos processos de intervenção da assistência social, a participação popular é importante porque

I facilita a burocratização dos processos decisórios, ao exigir diversas instâncias de decisão.

II aumenta o tempo de execução da atividade ou do projeto em função da demora para a tomada de decisões compartilhadas.

III permite que as pessoas que cooperam na elaboração ou nas decisões tornem-se mais interessadas e envolvidas na sua execução e não precisem ser convencidas.

IV atende melhor ao bem comum, por representar uma maior probabilidade de corresponder às necessidades reais da população.

Estão certos apenas os itens

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis