Questões sobre Movimentos Sociais

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Movimentos Sociais

A respeito da teoria dos movimentos sociais na História, assinale a alternativa correta.

Montaño e Duriguetto (2011) frisam a necessidade de ser feita a devida distinção entre movimento social, mobilização social e organização não governamental (ONG). Considerando essa distinção, atente para os seguintes itens:

I. Grito dos Excluídos;

II. Marcha Popular pelo Brasil;

III. Marcha Nacional pela Reforma Agrária;

IV. Via Campesina;

V. Marcha Mundial das Mulheres;

VI. O Petróleo é Nosso;

VII. Primavera Árabe;

VIII. Dia da Consciência Negra;

IX. Movimento Nacional dos Meninos e Meninas e Rua;

X. Passeata dos Cem Mil.

Trata-se de movimento social somente o que consta em

A questão dos movimentos sociais e participação popular remete sempre à problemática das classes sociais oriundas da sociedade capitalista. No que se refere à questão dos movimentos sociais e participação popular, analise as afirmativas:

I- No Brasil, a independência e a organização do Estado brasileiro, após séculos de colônia império, processam-se de acordo com as aspirações e interesses da aristocracia rural; o processo de emancipação política do Brasil não alterou as estruturas de poder no país.

II- Os avanços observados em alguns momentos da história do Brasil, nas órbitas econômicas, sociais e políticas, sempre estiveram vinculados aos interesses do capitalismo internacional, o que significa que, na divisão internacional do trabalho, o papel do Brasil foi sempre de subalternidade em relação aos países desenvolvidos, submetendo o povo a uma situação opressiva.

III- As mudanças sociais oriundas da globalização da economia, a partir da década de 90, anulam importantes conquistas das classes subalternas brasileiras em sua secular luta pela conquista de direitos.

É correto afirmar que:

Leia o texto a seguir e assinale a alternativa verdadeira. No século XVIII, completa-se a transição de sistema feudal a capitalismo, as mudanças provocadas no processo de produção e a emergência do trabalho assalariado impactam diretamente as relações sociais, reorganizando a sociedade em moldes capitalistas de produção e reprodução.

I - Não houve nenhum tipo de divisão entre os moldes capitalistas.

II - Os moldes capitalistas não potencializaram o processo de dominação econômica, política, social, ideológica e cultural e a manutenção do mando e do poder.

III - Dividiram-se em duas classes sociais, dos que detêm e dos que não detêm os meios de produção. (Fonte: movimentos sociais e participação popular: luta pela conquista dos direitos sociais - Camila Maximiano Miranda - Neuza Aparecida Novais Castilho - Vanessa Cristina Carvalho Cardoso, disponível em http://catolicaonline.com.br/revistadacatolica2/artigosv1n1/15_Movimentos_sociais.pdf. Acessado em 07/03/2018).

A história do serviço social revela um complexo processo de renovação da profissão, marcado por momentos fundamentais, que contribuíram de forma decisiva para que o serviço social revisse suas bases e redirecionasse os horizontes da profissão. Com relação a esse período da história do serviço social, julgue os itens de 112 a 115. Em seus estudos sobre o Movimento de Reconceituação, José Paulo Netto identificou três direções da renovação do serviço social no Brasil, sendo elas: a perspectiva modernizadora para as concepções profissionais; a perspectiva de reatualização do conservadorismo; e a perspectiva de intenção de ruptura.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis