Questões de Segurança e Saúde no Trabalho da FGV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho da FGV

Um médico do trabalho e um engenheiro de segurança do trabalho de uma corporação médica foram chamados para definir o dimensionamento do Serviço de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) para um complexo hospitalar prestes a entrar em funcionamento, com um efetivo de 1500 trabalhadores entre profissionais de saúde, apoio administrativo e de manutenção. Para tanto, consultaram a NR-4 e elaboraram uma planilha ordenada por atividade principal – atendimento – hospitalar -, o no. de empregados previsto, e o grau de risco associado ao atendimento hospitalar.

Abreviaturas utilizadas nas opções:

Técnico de Segurança do Trabalho – TST

Auxiliar de Enfermagem do Trabalho - AET

Engenheiro de Segurança do Trabalho – EST

Enfermeiro do Trabalho – ET

Médico do Trabalho - MT

O grau de risco e o dimensionamento de técnicos da equipe do SESMT previsto pela NR-4 para a situação apresentada são:

A vistoria da CIPA na agência de um banco detectou a seguinte situação em relação à segurança do trabalho: ruídos excessivos, jornada de trabalho prolongada, repetitividade e presença de vírus e bactérias. O local apresenta agentes de riscos:

Um armador de estruturas metálicas sinaliza por rádio para o encarregado de obras que irá interromper suas atividades face à mudança brusca do tempo, que está gerando balanço anormal das vigas onde operam outros trabalhadores.

De acordo com a Norma Regulamentadora NR-35 e a Convenção Nº. 155 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), quando há risco grave e iminente para a saúde e segurança de um trabalhador ou de outras pessoas, o trabalhador considerou o referido dispositivo legal aplicável na seguinte situação:

A Norma Regulamentadora NR-18 define as condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção. Segundo esse instrumento legal, é vedado o ingresso ou a permanência de trabalhadores no canteiro de obras, sem que estejam assegurados pelas medidas previstas nesta NR e compatíveis com a fase da obra.

Nos canteiros de obras, as instalações móveis, inclusive contêineres, destinadas a alojamentos com camas duplas, tipo beliche, devem possuir, respectivamente, uma altura livre mínima entre uma cama e outra e um pé direito mínimo de:

Em fiscalização realizada por solicitação do Ministério Público do Trabalho, higienista industrial da Delegacia Regional do Trabalho (DRT) constata que em uma operação de desmonte de rochas os marteleteiros estão expostos a um nível de ruído contínuo de 95 decibéis. De acordo com o disposto no Anexo I da Norma Regulamentadora NR-15, a máxima exposição diária permissível para esses trabalhadores é de:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis