Em fiscalização realizada por solicitação do Ministé...

Em fiscalização realizada por solicitação do Ministério Público do Trabalho, higienista industrial da Delegacia Regional do Trabalho (DRT) constata que em uma operação de desmonte de rochas os marteleteiros estão expostos a um nível de ruído contínuo de 95 decibéis. De acordo com o disposto no Anexo I da Norma Regulamentadora NR-15, a máxima exposição diária permissível para esses trabalhadores é de:

  • 14/03/2019 às 10:43h
    0 Votos

    RUÍDO CONTÍNUO OU IINTERMITENTE É TODO AQUELE QUE NÃO É CONSIDERADO RUÍDO DE IMPACTO, SENDO ESTE DEFINIDO COMO TODO AQUELE QUE POSSUE PICOS DE ENERGIA ACÚSTICA DE DURAÇÃO INFERIOR A 1s A INTERVALOS SUPERIOR A 1s.


    O TEMPO MÁXIMO DE EXPOSIÇÃO PERMITIDO A UM DETERMINADO NPS PARA RUÍDO CONTÍNUO É DADO PELO QUANDRO ÚNICO DO ANEXO 1 DA NR15, MAS PARA NPS MULTIPLO DE 5 NÃO É PRECISO CONSULTAR ESSE QUADRO, BASTA SABER QUE PARA 85dB O TEMPO DE EXPOSIÇÃO MÁXIMO PERMITIDO É DE 8 HORAS DIÁRIAS E QUE O FATOR DE DUPLICAÇÃO DA DOSE PARA NR15 É DE 5dB.


    FATOR DE DUPLICAÇÃO É AQUELE QUE QUANDO ADICONADO A UM NPS, REDUZ O TEMPO MÁXIMO DE EXPOSIÇÃO PERMITIDO PELA METADE, DOBRANDO A DOSE. PARA NR15 O FATOR DE DUPICAÇÃO É DE 5dB. ISSO SIGNIFICA QUE A CADA INCREMENTO DE 5dB EM UM NPS O TEMPO MÁXIMO DE EXPOSIÇÃO PERMITIDO REDUZ PELA METADE.


    TEMOS ENTÃO:


    NPS                          TEMPO MÁXIMO DE EXPOSIÇÃO PERMITIDO


    85dB ------------------------->8H


    90dB-------------------------->4H


    95dB-------------------------->2H


    100dB------------------------->1H


    105dB------------------------->30MIN


    110dB------------------------>15MIN


    115dB------------------------>7MIN

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis