De acordo com o Anexo 1 (Limites de Tolerância Para Ruído Contínuo ou Intermitente) da NR-15 da Portaria nº 3214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego, a máxima exposição diária permissível para oito horas de trabalho é 85 dB(A). Se o Nível de Ruído Contínuo for de 100 dB(A), qual será a máxima exposição diária permissível ao trabalhador, sem utilização de proteção auditiva?
Sobre questões relacionadas a 'ruído', analise as proposições abaixo.
Uma determinada empresa tem 6 metros de mictório, tipo calha. Se formos substituir este tipo de mictório pelo tipo cuba, quantos, no mínimo, deveremos instalar?
Num determinado ambiente interno sem carga solar, obtivemos as seguintes medições: Temperatura de bulbo úmido natural = 26,0º C Temperatura de globo = 32,0º C Temperatura de bulbo seco = 28,0º C Qual o valor do IBUTG (Índice de Bulbo Úmido – Termômetro de Globo) deste ambiente?
De acordo com a NR-10 da Portaria nº 3214/78, do Ministério do Trabalho e Emprego, "quando os dispositivos de interrupção ou de comando não puderem ser manobrados, por questão de segurança, principalmente em casos de manutenção, devem ser cobertos por uma placa, indicando a proibição, com letreiro visível a olho nu a uma distância mínima de _______ metros e uma etiqueta indicando o nome da pessoa encarregada de recolocação, em uso normal, do referido dispositivo."
O processo mecanizado, para empilhamento de sacos em um armazém com pé-direto de 10 metros, deve ter, no máximo, quantas fiadas de sacos?
Uma caldeira, quando instalada em ambiente aberto, deve estar afastada de outras instalações, a uma distância mínima de:
Em conformidade com a NR-17 da Portaria nº 3214/78 do MTE, nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como: salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentro outros, são recomendadas as seguintes condições de conforto:
1) níveis de ruído de até 85 dB(A).
2) índice de temperatura efetiva entre 20 e 23ºC.
3) velocidade do ar não superior a 0,75 m/s.
4) umidade relativa do ar inferior a 40%.
Estão corretas:
Qual o nome da doença ocupacional provocada pela fibra de amianto?
Relacione as colunas, conforme a sinalização de segurança em tubulações.
A seqüência correta é:
São condutas corretas de primeiros socorros, nos casos de desmaios:
As canalizações de gases não-liquefeitos são identificadas pela cor:
A profissão do Técnico de Segurança do Trabalho é regulamentada:
Um trabalhador que tem contato permanente com o lixo urbano percebe um salário mensal bruto de R$ 650,00. Em análise qualitativa, por profissional habilitado, foi verificado que as condições de realização das tarefas deste trabalhador eram insalubres. De quanto será acrescido o salário deste trabalhador, no mês de agosto de 2003, com relação ao adicional de insalubridade?
O uso de agrotóxicos só pode ser recomendado por um técnico habilitado que oriente a sua aplicação, considerando entre outros os seguintes passos, EXCETO:
Não compete às autoridades de direção do Sistema Federal de Inspeção do Trabalho:
Considerando o disposto no Decreto nº 4.552, de 27/12/2002, que aprovou o Regulamento da Inspeção do Trabalho, assinale a opção correta.
Não constitui atividade auxiliar de apoio operacional à inspeção do trabalho, a cargo dos Agentes de Higiene e Segurança do Trabalho, prevista no Decreto nº 4.552, de 27/12/2002, que aprovou o Regulamento da Inspeção do Trabalho, a seguinte tarefa:
No que concerne ao Procedimento Especial para a Ação Fiscal previsto no Decreto nº 4.552, de 27/12/2002, que aprovou o Regulamento da Inspeção do Trabalho, é correto afirmar que:
No que tange à prevenção e fadiga inserta no capítulo atinente à Segurança e Medicina do Trabalho da Consolidação das Leis do Trabalho, é correto afirmar:
De acordo com o IBGE, os trabalhadores desalentados são aqueles que desistem de procurar emprego porque:
No Brasil, o mercado informal de trabalho tem crescido porque:
No longo prazo a demanda por trabalho é mais elástica em relação ao salário do que no curto prazo. Isso é verdade porque, em longo prazo, quando o salário sobe:
Acompanhando o desenvolvimento científico e tecnológico, a modernidade convive com o aumento de problemas na área da saúde e com a queda na qualidade de vida da população. No que concerne ao trabalho, as estatísticas apontam para dois enfoques principais: o das ocorrências de curto prazo, de notação imediata e aguda, e o das de médio e longo prazos, as crônicas. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
As normas que regulam as relações individuais e coletivas de trabalho, mediante direitos e obrigações recíprocas, estão incluídas na CLT desde meados do século passado.
Com referência à Medicina do Trabalho no Brasil e à atuação do enfermeiro nesse âmbito, julgue os itens abaixo.
Na década de 70 do século passado, época considerada como era industrial brasileira devido ao grande número de indústrias que se instalaram no território nacional, o Brasil era considerado campeão mundial de acidentes do trabalho e hoje ocupa o terceiro lugar.
O Programa de Controle Médico em Saúde Ocupacional (PCMSO), definido na NR-7, está constituído em dois tipos de ações: as primárias e as secundárias. As ações primárias consistem em manutenção da saúde, prevenção de doenças ocupacionais, profilaxia das doenças, avaliação do ambiente do trabalho e estudo de métodos para evitar os acidentes do trabalho. A respeito dessas ações primárias, julgue os itens seguintes.
O uso de equipamento de proteção individual (EPI), além de indicação técnica, é uma exigência cujo dispositivo legal determina obrigações tanto para o empregador como para o empregado em adquirir o tipo de EPI adequado à atividade a ser desempenhada.
A incapacidade para o trabalho é amparada pela Lei de Acidentes de Trabalho vigente, EXCETO:
Responda às questões de nº 41, 42 e 43 com base no livro "A nova fábrica de consensos", organizado por Ana E. Mota.
As mudanças ocorridas no mundo do trabalho, entendidas como parte do processo de reestruturação produtiva, têm como uma de suas características:
No dia-a-dia de trabalho, Carlos é o responsável por organizar os armários do almoxarifado e esta tarefa envolve a colocação de caixas de documentos em prateleiras de armários. O movimento mais adequado para guardar uma caixa de documentos é pegar a caixa depositada
De acordo com a Norma Regulamentadora 17 (NR 17 - ergonomia), do Ministério do Trabalho e Emprego, as condições de trabalho incluem aspectos relacionados
Sabendo que lombalgias são as dores que as pessoas sentem nas costas, especialmente na região lombar (região entre o tórax e a bacia), é correto afirmar que, na função de auxiliar de serviços gerais, a principal causa de lombalgia, entre outras, é
Há uma posição ergonômica preferencial, segundo a qual o posto de trabalho deve ser planejado ou adaptado. Essa posição é:
Cláudio precisa transportar vinte caixas, com pesos variados e elevados, contendo processos impressos, acomodados em pastas, do gabinete do promotor até a sala do arquivo-morto, que fica no andar de cima, distante cerca de 50 metros. Para realizar a tarefa com segurança, Cláudio deve
É característica desejável para os assentos utilizados nos postos de trabalho, dentre outras:
De acordo com a NR 17, é correto afirmar:
O principal objetivo da Ergonomia é
Aroldo precisa organizar, em um armário com prateleiras que vão desde 10 cm de altura do chão até um pouco mais da altura dos seus ombros, caixas de três tamanhos diferentes, com pesos correspondentes (as maiores são as mais pesadas e as menores são mais leves, havendo ainda um tamanho intermediário). Para a correta execução desta tarefa, segundo as normas ergonômicas, Aroldo deve organizar as caixas
Nas atividades envolvendo leitura de documentos para digitação, usando equipamentos para processamento eletrônico de dados com terminais de vídeo, a condição recomendada pela NR 17 é que
A iluminação é de fundamental importância para o bom desempenho das atividades, com segurança, no ambiente de trabalho. De acordo com a NR 17, é correto afirmar que
Suponha que às segundas-feiras o volume de correspondências e documentos a serem distribuídos no setor onde Francisco trabalha é maior do que nos outros dias da semana, assim como a urgência das pessoas em receber suas correspondências. Suponha que o volume e o peso dos documentos e envelopes, todos juntos, resulte em torno de 14 (catorze) quilogramas. Para que Francisco possa distribuir todos os documentos e envelopes fazendo uma única viagem, a forma ergonomicamente mais adequada, e que não provoque riscos de acidentes, é:
Em conformidade com a NR 17, a organização do trabalho deve considerar diversos aspectos, EXCETO
É característica desejável para o mobiliário do posto de trabalho, dentre outras, que
Nas atividades de processamento eletrônico de dados, a NR 17 determina que:
Relativamente às perícias de Engenharia, é INCORRETO afirmar que:
As radiações ionizantes de maior interesse de estudo para a Higiene do Trabalho são
Marque o limite para que o ar seja considerado sem risco à vida humana, quanto à percentagem de O2 em sua composição
Para o estabelecimento das condições adequadas à movimentação do ar em ambiente de trabalho, deve-se analisar as seguintes formas de ventilação
A NR 11, da Portaria 3214 do Ministério do Trabalho, que regulamenta Transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais, NÃO afirma que:
Em relação ao Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - PCMAT é INCORRETO afirmar que deve ser elaborado e cumprido para os estabelecimentos com:
Em relação às condições mínimas exigíveis para garantir a segurança dos empregados que trabalham em instalações elétricas, é INCORRETO afirmar:
Em relação aos líquidos combustíveis e inflamáveis, deve-se observar o seguinte:
Comparando os ecossistemas terrestres e aquáticos, e considerando as afirmações de BRAGA et all, em Introdução à Engenharia Ambiental, NÃO se pode afirmar que:
Considerando os ecossistemas de água doce, NÃO podemos afirmar que:
Quais os principais tipos de falhas que ocorrem em equipamentos:
Os riscos que constituem a chamada série de riscos são:
Dentre as técnicas listadas abaixo, uma NÃO considera a falha humana. Assinale-a.
Em um programa de treinamento de pessoal, pode-se utilizar a Teoria da Hierarquização das Necessidades apresentadas por Maslow (1967). Marque a opção que congrega as necessidades básicas desta teoria.
Os principais agentes físicos são:
O emprego da cor como medida de segurança do trabalho visando a aumentar a percepção e visibilidade no ambiente de trabalho, é prevista pela NR:
Os seguintes trabalhos contêm risco à exposição ao Benzeno, EXCETO:
As medidas de prevenção às Lesões por Esforços Repetitivos (LERs) podem incluir, EXCETO:
A exposição ocupacional ao chumbo pode produzir as seguintes alterações no organismo. Assinale a alternativa CORRETA:
Em relação às doenças ocupacionais pulmonares, assinale a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas abaixo, assinale a INCORRETA:
Em relação à Legislação sobre Segurança e Higiene do Trabalho, pode-se afirmar, EXCETO:
Em relação ao Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), marque a opção INCORRETA:
Em relação ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), pode-se afirmar, EXCETO:
Em relação à Comunicação de Acidente de Trabalho, assinale a alternativa CORRETA:
Para a prevenção de acidentes no trabalho, deve-se considerar, EXCETO:
Em relação à saúde do trabalhador, pode-se afirmar, EXCETO:
São indicadores de efeitos sobre a saúde ocupacional, EXCETO:
Em relação ao tema da Psicopatologia do Trabalho, pode-se afirmar, EXCETO:
Em relação à epidemiologia e saúde do trabalhador, assinale a alternativa CORRETA:
Leia as alternativas abaixo relacionadas às tendências do perfil de morbi-mortalidade dos trabalhadores. É INCORRETO afirmar que se observa aumento:
RESPONDA ÀS QUESTÕES DE 33 A 41 ASSINALANDO A AFIRMATIVA CORRETA.
O Agente de Segurança, chamado para combater um princípio de incêndio nas instalações elétricas da Câmara de Ouro Preto, nunca deverá utilizar o extintor do tipo:
O SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) completo de uma empresa, quando existir, é formado pelos seguintes profissionais:
A atribuição de identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número possível de trabalhadores, segundo a legislação de segurança do trabalho é:
Dentro dos círculos que são desenhados no mapa de riscos, segundo o Anexo IV da NR 5, Portaria n° 25, de 29 de Dezembro de 1994, devem ser anotados os seguintes dados (Assinale a única alternativa correta):
A SIPAT é uma atribuição:
Segundo o subitem 6.9.1. – Para fins de comercialização o C. A. concedido aos EPI terá validade de______ anos, para aqueles equipamentos com laudos de ensaio que não tenham sua conformidade avaliada no âmbito do SINMETRO, da NR6 – Equipamento de Proteção Individual. Preencha corretamente a lacuna:
Pela NR 15 – Atividades e Operações Insalubres, temos: No caso de incidência de mais de um fator de insalubridade, será apenas considerado o de grau mais ________, para efeito de ________ salarial, sendo _________ a percepção acumulativa.
Da NR 17 – Ergonomia, temos: "Nas atividades de entrada de dados deve haver, no mínimo, uma pausa de _________ minutos para cada ________ minutos trabalhados, não deduzidos da jornada normal de trabalho". Preencha corretamente as lacunas:
O significado da sigla PCMAT é:
A elaboração e o cumprimento do PCMAT são obrigatórios nos estabelecimentos com:
As classes de fogo são:
Uma indústria teve trinta dias perdidos com cinco acidentes em um mês com 100.000 homens-horas trabalhadas. Ocorreu um sexto acidente com lesão, o qual provocou uma incapacidade parcial permanente com trezentos dias debitados. Calcule o Coeficiente de Gravidade (C.G.) e o Coeficiente de Freqüência (C.F.) desta indústria.
Os dias perdidos, necessários para os cálculos estatísticos, são:
Atualmente quantos e quais são os elementos essenciais do fogo?
Os tipos de Inspeção de Segurança existentes são:
A CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho), que é obrigação prevista em lei (conforme dispõe o artigo 22 da Lei nº 8.213 / 91), deverá ser enviada à Previdência Social __________ seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, _________ à ___________. Preencha corretamente as lacunas:
Existem ____ tipos de ventilação industrial, que são: _______________. Preencha corretamente as lacunas:
Do subitem 24.7.1.1., da NR 24 - Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho, temos: "As empresas devem garantir, nos locais de trabalho, suprimento de água ______ e _______ em quantidade superior a ________ por hora" / "homem trabalho". Preencha corretamente as lacunas:
Num acidente "elétrico" (causado por choque elétrico) em baixa tensão, não deveremos:
Na letra "b" do subitem 17.6.4., da NR 17 - Ergonomia, temos que o número máximo de toques reais exigidos pelo empregador ________ ser _______ a _________ por hora trabalhada. Preencha corretamente as lacunas:
A Norma Regulamentadora da Portaria n. 3.214 que disciplina a CIPA é:
Acidente de trabalho é um acontecimento:
Em relação ao desenvolvimento do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), é correto afirmar:
Nas atividades de processamento eletrônico de dados, é incorreto afirmar:
O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) de uma empresa tem por objetivo a promoção e a preservação da saúde de seu conjunto de trabalhadores. Em relação ao PCMSO, é incorreto afirmar:
Em relação ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) é incorreto afirmar:
Em relação às medidas de controle utilizadas no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) é incorreto afirmar:
Segundo a Instrução Normativa Intersecretarial n0 8, de 15 de maio de 1995, é incorreto afirmar:
Segundo a Convenção n0 81 da Organização Internacional do Trabalho, de 19 de junho de 1947, é incorreto afirmar:
Segundo a Convenção n0 148 da Organização Internacional do Trabalho, de 19 de junho de 1947, é incorreto afirmar:
Segundo o Capítulo III (Do Acidente do Trabalho), do Título III do Decreto n0 2.172, de 5 de março de 1997, referente ao acidente do trabalho, é incorreto afirmar:
Segundo o Capítulo III (Do Acidente do Trabalho), do Título III do Decreto n0 2.172, de 5 de março de 1997, referente ao acidente do trabalho, é incorreto afirmar:
A Portaria MTb n0 865, de 14 de setembro de 1995, estabelece critérios de fiscalização de condições de trabalho constantes de Convenções e Acordos Coletivos de Trabalho. Em relação a esses critérios é incorreto afirmar:
As máquinas e equipamentos devem ter dispositivos de acionamento e parada localizados de modo que
Em relação à utilização de serras circulares, é incorreto afirmar:
Em relação às instalações elétricas, é correto afirmar:
A Análise de Segurança de Sistemas que se preocupa em detectar riscos e adotar medidas preventivas antes da fase operacional do sistema (ou seja, ainda nas etapas de projeto e desenvolvimento do processo, produto ou sistema) é a
Nas operações com equipamentos pesados na Indústria da Construção Civil, devem ser observadas diversas medidas de segurança. Quanto a estas medidas, é incorreto afirmar que
No que se refere à segurança na operação de caldeiras, é incorreto afirmar:
No que se refere à segurança no trânsito, é incorreto afirmar:
No que se refere à iluminação ambiente, é incorreto afirmar:
No que se refere aos riscos químicos decorrentes da exposição a gases e vapores, é incorreto afirmar:
Os fornos que utilizam combustíveis gasosos ou líquidos devem possuir sistemas de proteção capazes de
No que se refere à proteção contra incêndios, é correto afirmar:
No que se refere à utilização de cabos de aço e correntes em ramais de aparelhos - definidos como o conjunto de acessórios formados por ganchos, manilhas, correntes ou cabos e anéis que se utilizam para içar cargas - é incorreto afirmar:
No que se refere ao plant-layout (arranjo físico) de um ambiente de produção, é incorreto afirmar:
Existem diversos índices que correlacionam as variáveis que influem nas trocas térmicas entre o indivíduo e o meio. No que se refere aos fatores que estes índices consideram para a avaliação da sobrecarga térmica, é correto afirmar:
No que se refere ao trabalho no meio rural com a utilização de ferramentas manuais, é incorreto afirmar:
No que se refere a trabalhos com tratores, é incorreto afirmar que:
No que se refere aos efeitos fisiológicos causados pela passagem de uma corrente elétrica no corpo humano, é incorreto afirmar:
No processo produtivo de uma fábrica são liberadas as substância A, B, C e D, cujos efeitos nos trabalhadores são, respectivamente: 5, 7, 3 e 0 (zero). Quanto ao efeito resultante de duas destas substâncias, é correto afirmar:
Em um determinado setor de trabalho foi realizado um monitoramento ambiental do monóxido de carbono (CO) durante uma jornada de trabalho, obtendo-se os seguintes resultados: 35,0 ppm; 42,0 ppm; 48,0 ppm; e 39,0 ppm .
Dados do monóxido de carbono: limite de tolerância = 39,0 ppm; fator de desvio = 1,5. Os resultados acima permitem concluir que na jornada de trabalho oNo que se refere a trabalhos com exposição a radiações, é incorreto afirmar:
Em relação aos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) é incorreto afirmar:
De acordo com a Norma Regulamentadora NR 10 - Instruções e Serviços em Eletricidade, é incorreto afirmar:
De acordo com a Seção I (Das Espécies de Prestação), do Capítulo II, do Título III da Lei no 8.213, de 24 de julho de 1991, referente ao acidente do trabalho, é incorreto afirmar:
Segundo a Seção V (Dos Benefícios), do Capítulo II, do Título III da Lei n0 8.213, de 24 de julho de 1991, referente ao acidente do trabalho, é incorreto afirmar:
Nas décadas de 40 e 50, o Departamento de Produção Mineral publicou uma série de estudos que muito contribuíram para a construção do conhecimento da Saúde do Trabalhador no Brasil. Indique a publicação que não faz parte desses estudos.
Em relação à epidemiologia, indique a terminologia incorreta.
A relação descrita pela fórmula abaixo é denominada:
N° de óbitos observados em determinada população X 100
N° de óbitos esperados em determinada população
Na determinação do risco potencial de pneumoconiose, em ambientes de trabalho contendo poeiras silicosas, não é fator importante neste processo de avaliação a (o)
Em relação ao Ácido Fosfórico, é incorreto afirmar:
Em relação ao Chumbo, é incorreto afirmar:
No estudo dos acidentes do trabalho são utilizados indicadores que facilitam a descrição da ocorrência dos mesmos. Assinale o indicador que não é utilizado para esse fim.
O monitoramento ambiental da substância X, realizado no local de trabalho, durante uma jornada de trabalho, apresentou os seguintes resultados: 25,5 ppm; 26,8 ppm; 42,0 ppm; e 39,6 ppm.
Dados da substância X: limite de tolerância = 30,0 ppm; fator de desvio = 1,5.
Os resultados acima permitem concluir que na jornada de trabalho o
" Para se implantar um programa de segurança e de qualidade, em qualquer área da empresa, é necessário conhecer profundamente os mecanismos que resultam em aprendizado correto e prática igualmente correta; abre-se aqui um campo especialmente fértil e atual do conhecimento, a chamada Ergonomia da Cognição ou Ergonomia Cognitiva, que utiliza na sua base teórica o conhecimento acumulado sobre aprendizagem do ser humano, e como principal ferramenta prática a análise detalhada de causas da falha humana"
(Hudson de A. Couto, Ergonomia Aplicada ao Trabalho, Vol. II, p. 241)
Identifique, entre as causas abaixo, aquela que não constitui falha humana.
Em relação às radiações eletromagnéticas é incorreto afirmar:
A figura abaixo mostra a ocorrência de uma determinada doença, em um conjunto de 20 pessoas, num período de 18 meses (jan/95 a jun/96):
A incidência e a prevalência da doença no ano de 1995 e a prevalência em 10 de julho de 1995, correspondem, respectivamente, ao seguinte número de casos:
Os efeitos do ruído sobre o organismo humano podem apresentar-se em vários níveis, causando quadros patológicos diferenciados. Sobre esses quadros é incorreto afirmar que a (o)
Um trabalhador procura o serviço médico de uma empresa apresentando os seguintes sinais e sintomas: cefaléia, náuseas, vertigem e tremores. Ele trabalha na destilaria de álcool anidro há 2 anos. Solicitado hemograma completo concluiu-se que o paciente apresentava anemia, plaquetopenia e leucopenia com particular diminuição de neutrófilos.
Frente ao quadro encontrado e à história ocupacional do paciente, o médico deve suspeitar de intoxicação por
Podem-se classificar os indicadores biológicos em Tipos 1 e 2, onde o Tipo 1 corresponde aos indicadores biológicos de alto significado isoladamente, ou seja, concentrações da substância em líquido biológico maior do que o limite de tolerância biológica podem indicar um efeito adverso à saúde, e o Tipo 2, correspondendo aos indicadores que, quando em concentração em líquido biológico maior que o limite de tolerância biológica, indicam apenas a ocorrência de exposição recente, sem caracterização de efeito adverso à saúde.
Entre as opções abaixo, indique aquela que não corresponde à associação Agente de Exposição-Indicadores Biológicos do Tipo 1.
O Método da Árvore de Causas (MAC), desenvolvido por especialistas franceses na década de 70, vem sendo amplamente utilizado como instrumento de investigação de acidentes do trabalho. A utilização deste método resulta no tipo de intervenção que pode ser denominada
Em relação ao processo histórico das diversas Leis que regulamentaram a questão dos Acidentes do Trabalho no Brasil, é incorreto afirmar:
Na indústria da construção civil, as atividades de demolições são consideradas como de alto risco de acidentes. Para que essas atividades sejam feitas com segurança, determinadas orientações legais estabelecidas na NR 18 devem ser seguidas.
NÃO faz parte dessa norma a seguinte orientação:
Todo ano, convocam-se eleições para a escolha dos representantes dos empregados na CIPA.
Para atender ao que está estabelecido na NR 5 (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA), é necessário que
O Anexo no 14 da NR 15 (Atividades e operações insalubres) estabelece a relação das atividades que envolvem agentes biológicos, cuja insalubridade é caracterizada pela avaliação qualitativa.
A atividade com o grau de insalubridade médio, nesse caso, é a que envolve contato permanente de pessoal técnico com