Questões de Secretariado Executivo do ano 2004

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Listagem de Questões de Secretariado Executivo do ano 2004

Os métodos e processos usados na gestão contemporânea, a fim de obter êxito nas organizações, incluem

o benchmarking, que é uma dinâmica de grupo em que as pessoas, de forma organizada e com oportunidades iguais, fazem um grande esforço mental para opinar sobre determinado assunto.

Os métodos e processos usados na gestão contemporânea, a fim de obter êxito nas organizações, incluem

a organização em constante aprendizagem (learning organization) em que empresas aprendem à medida que os seus trabalhadores vão ganhando novos conhecimentos. O conceito baseia-se nas idéias denominadas double-loop learning, ou seja, em que os erros são corrigidos por meio da alteração das normas empresariais que o causaram.

Os métodos e processos usados na gestão contemporânea, a fim de obter êxito nas organizações, incluem

o diagrama de causa e efeito, que é uma ferramenta da qualidade desenvolvida para representar a relação entre o efeito e todas as causas práticas e teoricamente possíveis que podem levar a esse efeito.

Os métodos e processos usados na gestão contemporânea, a fim de obter êxito nas organizações, incluem

a análise de Pareto, que é uma ferramenta da gestão da qualidade e se baseia na premissa de que qualquer grande agrupamento de coisas é uma mistura que consiste em poucas coisas com grande importância e muitas coisas com pouca importância.

Segundo Chiavenato, desenvolvimento organizacional (D.O.), pode ser corretamente entendido como o esforço de longo prazo, apoiado pela alta direção, no sentido de melhorar os processos de resolução de problemas de renovação organizacional, particularmente por meio de um eficaz diagnóstico e da administração da cultura organizacional — com ênfase, em especial, nas equipes formais de trabalho, equipes temporárias e cultura intergrupal. Os pressupostos básicos para atingir tanto o perfil de empresa que atenda às características descritas no texto I quanto à definição de D.O. incluem

a mudança organizacional, que deve ser planejada, configurando-se um processo contínuo e complexo. Para mudar uma empresa, é necessário mudá-la por inteiro envolvendo todos os membros da organização em compromisso conjunto. É necessário que aqueles que a dirigem liderem a mudança para que a atitude positiva à mudança seja comunicada de cima para baixo. A mudança deve ser responsabilidade pessoal de todos os que são responsáveis pelos resultados da empresa.

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