Questões de Relações Públicas da UERJ

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Listagem de Questões de Relações Públicas da UERJ

#Questão 1069368 - Relações Públicas, Eventos, UERJ, 2022, UERJ, 2022 - UERJ - Comunicador Social - Publicidade

Art. 15 ? Para a colocação de personalidades nacionais e estrangeiras, sem função oficial, o Chefe do Cerimonial levará em consideração a sua posição social, idade, cargos ou funções que ocupem ou tenham desempenhado ou a sua posição na hierarquia eclesiástica.

Decreto Federal nº 70.274, de 9 de março de 1972. planalto.gov.br.

O decreto federal nº 70.274/1972 aprova as normas do cerimonial, tratando, por exemplo, da precedência de personalidades nacionais e estrangeiras.

Tendo por base o artigo citado desse decreto, uma ordem adequada de distribuição de convidados pelo cerimonial está indicada em: 

#Questão 1069369 - Relações Públicas, Comunicação Organizacional nas Relações Públicas, UERJ, 2022, UERJ, 2022 - UERJ - Comunicador Social - Relações Públicas

CONHEÇA A OUVIDORIA DA UERJ QUEM SOMOS Imagem associada para resolução da questão A partir dos anos 90, as universidades brasileiras criaram e desenvolveram ouvidorias como instrumento de comunicação entre a comunidade e a instituição. A UERJ foi a primeira universidade pública do Rio de Janeiro a criar sua Ouvidoria, com objetivo precípuo de oportunizar a participação dos cidadãos na vida da Universidade.
ouvidoria.uerj.br
“Quem ama reclama”, ditado popular bastante conhecido, é uma expressão que sintetiza, de certa forma, uma das questões mais relevantes em ouvidoria, entendida como lugar de comunicação: quem procura a ouvidoria não quer romper o vínculo; antes, deseja tratá-lo e fazê-lo perdurar. Por sua vez, a ouvidoria precisa entender que, aquém e além de todas as facetas de sua atuação, é a função vinculadora da comunicação que atua para restabelecer relacionamentos adoecidos, proporcionando manutenção ininterrupta aos vínculos entre cliente e empresa, entre consumidor e fornecedor, entre cidadão e instituição pública.
Adaptado de IASBECK, L. C. A. Ouvidoria é comunicação. Organicom, São Paulo, v. 7, n. 12, 2010.

Ao instituir o serviço de ouvidoria para lidar com seus públicos de relacionamento, a UERJ demonstra a força que, na base, a instituição confere ao diálogo nas esferas de:

#Questão 1069370 - Relações Públicas, Assessoria de Comunicação nas Relações Públicas, UERJ, 2022, UERJ, 2022 - UERJ - Comunicador Social - Relações Públicas

As notícias institucionais são marcadas por necessidades e limitações organizacionais que influenciam e condicionam o modo de fazer (organização do trabalho e rotinas produtivas) e o que é feito (a notícia em si), assumindo, portanto, um caráter intencional e negociado.

MONTEIRO, G. F. A notícia institucional. In: DUARTE, J. Assessoria de imprensa e

relacionamento com a mídia: teoria e técnica. São Paulo: Atlas, 2011.


Para promover a visibilidade pública da instituição, a assessoria de imprensa divulga as notícias que envolvem os seguintes aspectos:

#Questão 1069371 - Relações Públicas, Eventos, UERJ, 2022, UERJ, 2022 - UERJ - Comunicador Social - Relações Públicas

Quanto maior a duração da mensuração dos resultados, mais os indicadores deixam de ser somente dados (brutos, isolados, sem relevância aparente), constituindo-se em informações (relevantes, contextualizadas) e passando a ser fonte de conhecimento, pois dão ao profissional a capacidade de reinterpretar a informação, desenvolvendo raciocínios próprios sobre ela. No contexto da avaliação e mensuração dos resultados em comunicação, é também importante evidenciar a diferença conceitual entre eficiência, eficácia e efetividade. Adaptado de YANAZE, M. H.; FREIRE, O.; SENISE, D. Retorno de investimentos em comunicação: avaliação e mensuração. São Caetano do Sul: Difusão, 2010.
Nas etapas de avaliação e mensuração aplicadas à comunicação organizacional, uma métrica de eficácia é:

#Questão 1069372 - Relações Públicas, Comunicação Organizacional nas Relações Públicas, UERJ, 2022, UERJ, 2022 - UERJ - Comunicador Social - Relações Públicas

Para comunicar, é preciso analisar cada contexto, qual momento a empresa está vivendo, como os grupos reagem, pensam, desenvolvem ações, de que forma o indivíduo entende, percebe e sente. Somente com o detalhamento de contexto – ambientes interno e externo formando processos comunicativos – é que se pode alcançar eficácia na comunicação, pois esta ação fornece a segurança para a sua realização. MARCHIORI, M. Cultura e comunicação organizacional: um olhar estratégico sobre a organização. São Caetano do Sul: Difusão, 2008.
Considerando a afirmação de Marchiori, na formação da cultura organizacional, a comunicação no ambiente interno auxilia no alcance do seguinte objetivo:

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