Questões sobre Reações, Soluções e Transformações Químicas

Acerca dos processos de validação envolvidos no desenvolvimento, na adaptação e na implementação de métodos analíticos, assinale a opção correta.
  • A. A validação consiste em demonstrar que o método analítico é o único método apropriado para o propósito a que se destina.
  • B. O termo especificidade define a capacidade de o método detectar o analito de interesse na ausência de outros analitos.
  • C. A seletividade refere-se à capacidade de detecção de determinada substância na presença de outras.
  • D. É adequado construir uma curva de calibração com apenas dois valores de concentração.
  • E. A linearidade de um método é sua capacidade de gerar resultados inversamente proporcionais à concentração do analito.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Considerando o texto precedente, julgue os itens subsecutivos, acerca do uso de recursos e habilidades didáticos no ensino de química.

Os jogos de química são atividades lúdicas que podem auxiliar na construção de determinado conteúdo de química.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Acerca de eletroquímica e de processos de oxidação e redução, julgue os itens de 107 a 112. Eletroquímica é a parte da química que trata do uso das reações químicas para produzir eletricidade, das capacidades relativas de oxidação e redução e do uso da eletricidade para produzir uma transformação química.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Julgue os próximos itens, a respeito de técnicas e procedimentos adotados em laboratório.

I Resíduos de ácidos e de bases, como HCl e NaOH, podem ser descartados pela pia se estiverem com pH entre 6,0 e 8,0.

II Erros de paralaxe são medições incorretas causadas por tratamento térmico inadequado a vidrarias de precisão.

III O hidróxido de sódio puro pode ser usado como padrão primário, por ter massa molar definida e precisa.

IV O dicromato de potássio não é considerado padrão primário porque gera resíduos tóxicos.

Assinale a opção correta.

  • A. Apenas o item I está certo.
  • B. Apenas o item III está certo.
  • C. Apenas os itens II e III estão certos.
  • D. Apenas os itens I e IV estão certos.
  • E. Todos os itens estão certos.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Considerando o texto precedente como motivador, julgue os itens a seguir, relativos à avaliação e à aprendizagem do conhecimento em química.

A eficácia do processo de avaliação é geralmente obtida quando o professor, como mediador, utiliza a média das notas das provas realizadas pelos alunos, restringindo-se aos resultados quantitativos.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Acerca de eletroquímica e de processos de oxidação e redução, julgue os itens de 107 a 112. As reações de oxidação e redução envolvem a transferência de elétrons de uma espécie molecular ou iônica para outra. A redução é a perda de elétrons por uma dada espécie e a oxidação é a fixação desses elétrons por uma determinada espécie.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Tendo como referência as informações precedentes, assinale a opção que apresenta a variação de entalpia para a formação de um mol de gás metano a partir do carbono sólido como grafite e do gás hidrogênio.

  • A. x + y + 2z
  • B. x + y 2z
  • C. 2x + y z
  • D. x 2y + z
  • E. x + 2y z
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Considerando o texto precedente como motivador, julgue os itens a seguir, relativos à avaliação e à aprendizagem do conhecimento em química.

Instrumentos como questionários, exames escritos, avaliações objetivas, experimentações monitoradas e relatórios de atividades experimentais são exemplos de recursos utilizados na avaliação qualitativa de um aluno.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Acerca de eletroquímica e de processos de oxidação e redução, julgue os itens de 107 a 112. As espécies capazes de fixar elétrons são agentes redutores e as capazes de doar elétrons são agentes oxidantes. Um agente redutor age recebendo elétrons de uma espécie. Com isso, ele reduz essa espécie e ele próprio é oxidado.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

O dióxido de carbono gerado em estações espaciais pode ser convertido em oxigênio pela reação com o superóxido de potássio, conforme a equação a seguir.

Tendo como referência a reação precedente, assinale a opção que apresenta a massa exata de KO2 necessária para a conversão total de 11,2 L de CO2 em oxigênio nas condições normais de temperatura e pressão (CNTP), considerando que o valor do volume molar de um gás ideal nas CNTP seja 22,4 L e que todos os gases comportem-se idealmente.

  • A. 35,55 g
  • B. 71,10 g
  • C. 142,20 g
  • D. 213,30 g
  • E. 284,40 g
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: