Questões sobre Reações, Soluções e Transformações Químicas

Com relação à velocidade de reação química, a fatores que a influenciam e a assuntos correlatos, julgue os itens de 95 a 100. Catalisador é a substância ou espécie que aumenta a velocidade de reação, não é consumida e fornece um mecanismo alternativo de baixa energia de ativação para a reação. Um catalisador é capaz de afetar a constante de equilíbrio da reação considerada, por modificar a velocidade da reação direta, aumentando o tempo requerido para o estabelecimento do equilíbrio.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Uma reação em fase gasosa se propaga em duas etapas, como indicado pelo diagrama energético a seguir:

Em relação ao tema, assinale a alternativa correta.

  • A. A 1º etapa da reação é exotérmica.
  • B. A 2º etapa da reação é endotérmica.
  • C. A 2º etapa é a determinante da velocidade da reação.
  • D. A 1º etapa é a determinante da velocidade da reação.
  • E. A velocidade dessa reação não depende da temperatura.
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Considerando o texto precedente, julgue os itens subsecutivos, acerca do uso de recursos e habilidades didáticos no ensino de química.

A adoção de recursos didáticos pelo professor de maneira espontânea e algumas vezes até improvisada é essencial para melhorar a abordagem do conteúdo pelo público-alvo, o que garante a eficiência desse método no processo de ensino-aprendizagem.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Julgue os itens de 101 a 106, relativos a ácidos e bases. Os ácidos fracos em solução aquosa não são completamente dissociados, mas os ácidos com constante de acidez (Ka) menor que 1 são completamente dissociados para todas as concentrações e podem ser considerados como ácidos fortes.
  • C. Certo
  • E. Errado
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  • A. 125x10-3
  • B. 12,5x10-3
  • C. 25x10-3
  • D. 0,25x10-3
  • E. 0,125x10-3
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Considerando o texto precedente, julgue os itens subsecutivos, acerca do uso de recursos e habilidades didáticos no ensino de química.

A utilização de recursos didáticos pelo professor garante uma aprendizagem significativa do conteúdo pelos alunos.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Julgue os itens de 101 a 106, relativos a ácidos e bases. Indicadores ácido‐base são comumente utilizados nas titulações de ácidos e bases, sejam fracos ou fortes. O indicador é um ácido ou uma base cujas espécies protonadas (ou desprotonadas) têm cores diferentes. Em solução aquosa, o comportamento de um indicador depende essencialmente do valor de pH.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Considere os seguintes potenciais normais de redução, de três metais genéricos X, Y e Z, respectivamente:

Assinale a alternativa que apresenta o melhor agente oxidante.

  • A. X2+
  • B. Y0
  • C. Y2+
  • D. Z0
  • E. Z+
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Considerando o texto precedente, julgue os itens subsecutivos, acerca do uso de recursos e habilidades didáticos no ensino de química.

Um currículo de ciências com abordagem interdisciplinar pode fazer da escola um ambiente propício para o ensino da educação ambiental e o desenvolvimento de práticas pedagógicas, como uma horta comunitária, por exemplo.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Julgue os itens de 101 a 106, relativos a ácidos e bases. A solução‐tampão é aquela cujo pH é mantido constante quando pequenas quantidades de ácido ou base são adicionadas. Um tampão básico, que estabiliza soluções em pH > 7, é preparado com uma solução que contém
  • C. Certo
  • E. Errado
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