Questões de Química do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Química do ano 2022

#Questão 1060442 - Química, Transformações Químicas, FGV, 2022, EPE, Analista de Pesquisa Energética - Petróleo - Gás e Bioenergia

Um mol de gás ideal sofre uma transformação isotérmica, na qual seu volume passa de 10 L (estado inicial: 1) para 25 L (estado final: 2).
O gráfico que melhor representa a variação de entalpia (H) em função da pressão (P) neste processo é:

#Questão 1060443 - Química, Transformações Químicas, FGV, 2022, EPE, Analista de Pesquisa Energética - Petróleo - Gás e Bioenergia

Silicato de sódio, um composto químico de fórmula Na2SiO3, atua como um agente ligante na produção de cimentos refratários. Também é utilizado na produção de cimentos antiácidos, na produção de isolantes térmicos e na fabricação de impermeabilizantes de paredes e lajes.
O processo de obtenção consiste na calcinação da mistura de sílica (SiO2) com carbonato de sódio (Na2CO3), produzindo o silicato de sódio e gás carbônico. Este processo apresenta rendimento de 70%.
A massa de silicato de sódio que poderá ser obtida por este processo, a partir de 3,0 kg de sílica, é: Dados: Massas molares em g.mol–1 Si = 28; O = 16; Na = 23; C = 12.

Como a presença de nitrogênio na água pode causar problemas ambientais diversos, foram desenvolvidos processos biológicos visando sua remoção, sendo a nitrificação seguida da desnitrificação convencional o processo de tratamento mais comum.


Nesse contexto, assinale V para afirmativa verdadeira e F para falsa:

( ) A nitrificação e a desnitrificação possibilitam a retirada do nitrogênio amoniacal e orgânico de um efluente, transformando-o num gás por meio de reações mediadas por bactérias que utilizam diferentes rotas metabólicas.

( ) Na nitrificação as bactérias atuantes são quimioautotróficas aeróbicas e promovem a oxidação da amônia a nitrito e/ou nitrato, utilizando a energia liberada por essas reações para síntese de sua biomassa. Na desnitrificação as bactérias atuantes são heterotróficas anaeróbias, as quais promovem a redução do nitrato a nitrogênio elementar.

( ) Durante a desnitrificação as bactérias oxidam o carbono orgânico utilizando o nitrato como aceptor de elétrons sob condições anaeróbias, produzindo N2 como produto final. Nas estações de tratamento de esgoto diversas fontes de carbono orgânico podem ser utilizadas como doadores de elétrons para o nitrato, entre elas o metanol, acetato, glicose e o etanol.


As afirmativas são, respectivamente, 

#Questão 1060540 - Química, Técnicas de Laboratório, FGV, 2022, PC-AM, Perito Criminal - 4ª Classe - Química

Pelo método gravimétrico é possível determinar as quantidades e os tipos de sólidos existentes em amostras de água e esgoto. No caso da água para consumo humano, a determinação dos sólidos implica na qualidade da mesma, pois uma quantidade excessiva de qualquer tipo de sólido contribui negativamente nos parâmetros de cor, turbidez e microbiológicos.

Nesse contexto, relacione as classificações dos sólidos com os métodos necessários para suas obtenções:


1. Sólidos Totais (ST)

2. Sólidos Suspensos Totais (SST)

3. Sólidos Fixos Totais (SFT)

4. Sólidos Sedimentáveis (SS)

5. Sólidos Suspensos Fixos (SSF)


( ) Material que permanece retido na membrana (fibra de vidro com porosidade de 1,2 µm) após filtração e secagem em cadinho de porcelana (103 ± 2°C até peso constante) de um determinado volume de amostra.

( ) Material que permanece em cadinho de porcelana após secagem (103±2°C até peso constante) de um determinado volume de amostra.

( ) Material que permanece retido na membrana (fibra de vidro com porosidade de 1,2 µm) após filtração, secagem em cadinho de porcelana (103 ± 2°C até peso constante) e calcinação (550 ± 50°C por 30 minutos) de um determinado volume de amostra.

( ) Material que permanece em cadinho de porcelana após secagem (103 ± 2°C até peso constante) seguida de calcinação (550 ± 50°C por 30 minutos) de um determinado volume de amostra.

( ) Material existente em 1000 mL de amostra que sedimentam pela ação da gravidade, em Cone de Imhoff.


Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.

#Questão 1060541 - Química, Técnicas de Laboratório, FGV, 2022, PC-AM, Perito Criminal - 4ª Classe - Química

No descarte de resíduos contaminados, além do uso de aterros sanitários, pode-se optar pela incineração. Esse processo é útil no gerenciamento de resíduos perigosos como os provenientes de atividades industriais e hospitalares (grupo A e B).


A respeito dessas duas formas de descarte de resíduos, assinale V para afirmativa verdadeira e F para falsa:

( ) O processo de incineração ocorre em alta temperatura e com excesso de ar, o que propicia a combustão dos resíduos, sobrando ao fim uma massa de cinzas residuais estáveis que são constituídas majoritariamente por óxidos.

( ) Conforme a composição do resíduo incinerado, serão gerados gases estufa e poluentes atmosféricos, sendo que para os últimos o controle é obrigatório por lei; como vantagens propiciadas pela incineração destaca-se a geração de energia devido ao seu caráter exotérmico, a considerável redução de volume dos resíduos e a possibilidade de dar uso civil para as cinzas residuais.

( ) A incineração é um processo de combustão controlada que pode ser dividida em secagem, decomposição térmica e na combustão em si; na secagem, a umidade do resíduo é vaporizada e ocorre consumo de energia do meio; na decomposição térmica, o resíduo sofre craqueamento e volatilização de gases combustíveis, liberando energia para o meio; na combustão, as substâncias combustíveis gasosas e sólidas, produzidas por secagem e decomposição térmica, entram em contato com o ar do incinerador em alta temperatura e queimam, liberando energia para o meio.

( ) A incineração de resíduos contaminados é uma tecnologia de alto custo, no entanto quando comparada com a disposição final em aterros sanitários apresenta vantagens ambientais em alguns quesitos. Supondo a disposição final de um resíduo orgânico em aterro, no decorrer do tempo ele irá sofrer decomposição e vai gerar gases estufa como o CO2 e o CH4, além de lixiviados que são efluentes líquidos de alto potencial poluidor. No caso de uso da incineração, não ocorre a geração de efluentes líquidos, no entanto os poluentes atmosféricos provenientes da queima terão de ser controlados.


As afirmativas são, respectivamente

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis