Questões de Psicologia da UNIOESTE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia da UNIOESTE

Segundo Whitbourne e Halgin (2015, p. 72), as perspectivas teóricas, as orientações ao entendimento das causas de comportamento humano e o tratamento da anormalidade subjacentes orientam a pesquisa e o trabalho clínico em psicopatologia. Os psicólogos que trabalham com base na perspectiva psicodinâmica:

Historicamente, a atuação do psicólogo brasileiro consolidou-se prioritariamente na esfera privada, tendo a prática psicoterápica como principal instrumento de trabalho. Logo, era compreensível que a área clínica consistisse na principal fonte de interesse profissional da grande maioria dos psicólogos ingressantes e concluintes dos cursos de Psicologia, desde a década de 60 (GONÇALVES; BOCK, 1996). Atualmente, a Psicologia se insere em diversas instituições e o papel do psicólogo é muito amplo. Segundo Angerami-Camon (2003, p. 23-24), a Psicologia Hospitalar tem como objetivo principal: 

Os estudos das emoções no trabalho emergiram com mais força na década de 1980 e principalmente na de 1990 (WEISS; BRIEF, 2001). Segundo Zanelli, Borges-Andrade e Bastos (2014, p. 296), “uma proposta de sistematização dos estudos de emoções é de conceito de contágio emocional, de crescente interesse no campo dos estudos de emoções no trabalho. É digno de nota que o contágio mantém inter-relações com a inteligência emocional e os processos de regulação e, do ponto de vista da gestão, ocupa um papel relevante no comportamento do líder em relação a sua equipe de trabalho. O contágio emocional é uma imitação inconsciente das expressões emocionais de outra pessoa, produzindo uma experiência emocional semelhante à original (Hatfield; Cacioppo; Rapson, 1993). O contágio pode ser analisado de duas perspectivas: a de pessoas aptas a contagiar os demais (o que é esperado de um líder) e a das que se contagiam com facilidade, embora não haja incompatibilidade entre ser capaz de influenciar e ser influenciado. Um modelo classificatório foi apresentado por Jansen-Verbeke (1997)”. Marque a alternativa que indica CORRETAMENTE o modelo apresentado por Jansen-Verbeke (1997).

David Ausubel foi um psicólogo que se destacou nas áreas de psicologia do desenvolvimento, psicologia educacional, psicopatologia e desenvolvimento do ego. Segundo Ronca (1980), para compreender o modelo de ensino proposto por David Ausubel, é importante, inicialmente, ter a noção de dois conceitos que, segundo o próprio autor, são a base de sua proposição. Marque a alternativa que indica CORRETAMENTE esses conceitos:

Segundo Kovács (1992, p. 14-15), “o medo é a resposta psicológica mais comum diante da morte. O medo de morrer é universal e atinge a todos os seres humanos, independente da idade, sexo, nível socioeconômico e credo religioso. Apresenta-se com diversas facetas e é composto por várias dimensões”. Segundo Feifel e Nagy (1981), nenhum ser humano está livre do medo da morte, e todos os medos que temos estão, de alguma forma, relacionados a ele. Cada pessoa teme mais um aspecto da morte. Em decorrência disso, Kastenbaum (1983) afirma que se deve considerar a morte sob duas concepções:
1. A morte do outro: O medo do abandono, envolvendo a consciência da ausência e a separação;
2. A própria morte: A consciência da própria finitude, a fantasia de como será o fim e quando ocorrerá.
Ao pensar sobre a morte, cada pessoa poderá relacioná-la a um dos seguintes aspectos, EXCETO:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis