Questões de Psicologia da UNIOESTE

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Listagem de Questões de Psicologia da UNIOESTE

Segundo Dalgalarrondo (2019, p. 435-436), essa alteração patológica da linguagem pode ser definida como a dificuldade ou incapacidade motora de articular corretamente as palavras devido à fraqueza muscular, paralisia ou coordenação falha dos músculos responsáveis pela fala (músculos do aparelho fonador). Embora a compreensão, a formulação e o significado das palavras sejam normais (não há afasia), sua articulação motora está prejudicada por alterações (paresias, paralisias ou ataxias) da musculatura da fonação (HAERER, 1992). A fala é fraca, pastosa, aparentemente “embriagada”, com seu ritmo prejudicado. A articulação é pobre, com pouca precisão na pronúncia dos fonemas, o que resulta em uma fala lenta e variável em sua intensidade. Particularmente, a articulação das consoantes labiais e dentais é muito defeituosa; além disso, a produção das vogais é distorcida, tornando, às vezes, difícil ou impossível a compreensão (MUSTAFA et al., 2014). Com base no enunciado, assinale a alternativa que indica a qual alteração patológica da linguagem o texto se refere.

Segundo o Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5, 2014), esse transtorno de ansiedade é caracterizado por ausência da fala em um ou mais contextos ou cenários. Os indivíduos com esse transtorno podem fracassar em falar devido ao medo de avaliação negativa, mas não têm medo de avaliação negativa em outras situações sociais em que não seja exigido falar (p. ex., um jogo não verbal). Essas características estão relacionadas a qual transtorno de ansiedade?

Segundo Dalgalarrondo (2019, p. 9), “a psicopatologia é, não se deve esquecer, uma linguagem, um idioma; e, como já assinalou o grande psicopatólogo francês Philippe E. A. Chaslin (1857-1923), uma ciência bem feita necessita de um idioma bem construído, claro, compreensível e honesto para a comunicação dos fatos clínicos”. O psicodiagnóstico é a área desenvolvida pela psicologia clínica que representa, de fato, um importante meio de auxílio ao diagnóstico psicopatológico. Esta área tem feito grandes contribuições a quase todos os aspectos da psicopatologia por meio da utilização dos melhores instrumentos disponíveis para o psicodiagnóstico, contudo, é necessário salientar que o campo da avaliação psicológica é um amplo processo de investigação que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações e análise de documentos. A avaliação psicológica “pode” incluir a testagem, que é um processo cuja principal fonte de informação são os testes de diferentes tipos. Dessa forma, no campo da avaliação psicológica, para o psicodiagnóstico, o(a) psicólogo(a) pode utilizar testes de diferentes tipos. Marque a alternativa que, de forma CORRETA, identifica alguns dos instrumentos utilizados na prática clínica diária pelo(a) psicólogo(a): 

Segundo Dalgalarrondo (2019, p. 535), nos instrumentos estruturados com perguntas para avaliar a personalidade, há, na maior parte das vezes, questões que não deixam claro se a característica investigada é de algo atual ou de algo realmente presente e estável ao longo da vida. Por exemplo, afirmações como “sou comunicativo”, “confio no que as pessoas dizem”, “gosto de manter a rotina”, “sou uma pessoa nervosa” (essas questões são da Bateria Fatorial de Personalidade [BFP], do modelo Big Five), em uma pessoa em estado depressivo, maníaco ou com quadro paranoide, não irão captar a personalidade presente ao longo da vida do indivíduo, mas antes seu estado mental atual. O mesmo é verdadeiro para os testes projetivos, que podem captar o estado atual, momentâneo. Portanto, é muito importante, nas avaliações de personalidade, tomar as seguintes precauções, para que a avaliação reflita a personalidade ao longo da vida, e não o estado atual (marque a alternativa INCORRETA):

Segundo Dalgalarrondo (2019, p. 496), a teoria psicanalítica desenvolvida por Freud tem repercussões muito influentes sobre como se compreende a personalidade humana. Além disso, a maior parte dos testes projetivos de personalidade utiliza em parte ou na sua totalidade abordagens e conceitos oriundos da psicanálise freudiana. Pode-se concordar ou não com as perspectivas e teorias de Freud sobre o ser humano; não se pode, entretanto, desconhecê-las. Para Freud, a personalidade (ele usa para o que atualmente chamamos “personalidade” as palavras alemãs Charakter – caráter, ou Typen – tipos) se desenvolve marcada pelo modo como a criança é gratificada em termos de sua libido (compreendida como energia “vital-sexual”). A libido na criança passa por diversas fases; ela está concentrada inicialmente no prazer oral relacionado com a amamentação. Com base no enunciado, assinale a alternativa que, de forma CORRETA, complementa a ideia proposta por Freud para se compreender a personalidade humana:

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