Questões de Psicologia da FAUEL

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia da FAUEL

O sintoma para a Psicanálise não revela a verdade de uma doença, como na medicina, em que se buscam provas científicas para o estabelecimento de uma relação em que o sintoma remete a um significado único, patológico. A partir desta consideração, analise as afirmativas a seguir a respeito do sintoma, para a Psicanálise e assinale a alternativa CORRETA.
I - O sintoma se caracteriza como uma patologia. II - O sintoma revela a verdade do sujeito do inconsciente. III - O significado de cada sintoma é sempre particular. IV - O sintoma não se constitui como um destino pulsional.  

Freud (1917) correlaciona luto e melancolia pela semelhança do quadro geral destas duas condições, bem como pelo fato das circunstâncias que as desencadeiam coincidirem. De acordo com o teórico, o que diferencia luto e melancolia é:

Em alguns procedimentos cirúrgicos, psicólogos que trabalham em equipes multidisciplinares podem ser convocados a produzir avaliações psicológicas. Esse pode ser o caso das cirurgias bariátricas, vasectomias, laqueaduras, cirurgias plásticas e cirurgias para afirmação de gênero. A respeito das avaliações psicológicas no contexto das cirurgias eletivas, considere as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
I - Nos casos em que a avaliação psicológica for solicitada, os psicólogos devem trabalhar em proximidade com as equipes multidisciplinares para avaliar a demanda que motivou a solicitação da avaliação.
II - Com os pacientes e/ou usuários de serviço de saúde, os psicólogos têm a responsabilidade de fornecer informações sobre as opções de tratamento, encorajar, orientar e ajudar na tomada de decisão plenamente informada, com clareza sobre as expectativas com os resultados para os tratamentos médicos demandados.
III - As técnicas e instrumentos para realização da avaliação psicológica dependerão das demandas específicas de cada caso. No entanto, os pacientes e/ou usuários de serviço de saúde não devem ser informados do conteúdo destas avaliações, com o objetivo de evitar possíveis prejuízos pré e pós-operatório.
IV - No caso específico das cirurgias e outros procedimentos médicos para modificação de características sexuais primárias e secundárias, as avaliações devem levar em conta o funcionamento psicológico dos indivíduos a partir de critérios essencialmente nosológicos.

No Brasil a construção da política pública de saúde tem na criação e implantação do SUS a revelação de um processo democrático e participativo, visando justamente transformar o acesso à saúde e possibilitar um cuidado integral a toda população brasileira. Para isso, torna-se necessário:

A adoção de planos e programas de serviços e benefícios sociais não se faz ao acaso. Ao contrário. Significa o resultado de ensaios, discussões e estudos, obedecendo a critérios para a definição de um programa de benefícios. Os objetivos referem-se às expectativas de curto e longo prazos da organização, em relação aos resultados do programa, enquanto o critérios são fatores que pesam na ponderação sobre o programa. Dentro desse contexto todo plano de serviços e benefícios sociais deve atender a alguns quesitos, sendo assim avalie as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA:
I – Ser vantajoso, a longo tempo, tanto à organização como aos funcionários.
II- Ser aplicável em bases econômicas financeiras defensáveis.
III- Ser planejado e custeado apenas pela organização, no que se refere a tempo, dinheiro, tarefas e especialmente à administração de serviços. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis