Questões de Psicologia da AEDB

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia da AEDB

João, com 13 (treze) anos, é considerado um "aluno problema" pela escola pública em que estuda. Os professores o classificam como indisciplinado, preguiçoso, distraído e, conseqüentemente, com distúrbio de aprendizagem. A mãe alega que João se queixa das atitudes dos professores. Diante deste impasse, um psicólogo escolar que adote a perspectiva sócio-histórica deverá:

A proposta de que a matéria seja estruturada nos seus conteúdos "sempre dos conceitos mais gerais para os particulares", com aumento gradativo das informações, visa possibilitar que a aprendizagem conduza o aluno a uma aprendizagem de transferência para novas situações. Essa preocupação com a estrutura da matéria é evidenciada na teoria de ensino de:

A doença mental pode ser considerada como uma desorganização da personalidade. As doenças mentais no campo da psicopatologia podem ser definidas a partir do grau de perturbação da personalidade. Um docente pode desenvolver sintomas caracterizados como distúrbios do comportamento em função do excesso de ocupações, necessidades de equacionar seu tempo disponível frente suas tarefas, etc. Se o seu conflito psíquico manifesta-se em sintomas corporais como úlcera, paralisia de um membro ou com crises de choro, teatralidade, há indícios de sintomas da:

Na sala de aula alunos e docente constituem um grupo social por serem "uma pluralidade de indivíduos em contato que se consideram mutuamente e que estão conscientes de que tem algo significativamente importante em comum." Considerando os conceitos de desenvolvimento, de maturidade, as relações sociais devem ser estimuladas pelo docente de modo que as formas superiores do comportamento consciente sejam encontradas nessas relações. O enfoque interacionista do desenvolvimento humano é preconizado na teoria:

Os alunos devem ser estimulados por seus docentes. Quando um docente desempenha suas atividades com seriedade, sendo inclusive exigente, pode ocorrer que um dos alunos reclame dessa postura e atribua ao docente um apelido e que o outro passe a ser dedicado nos seus estudos retribuindo a conduta do professor dizendo: Este é um professor modelo. Se de acordo com a teoria psicanalítica entendemos que os alunos utilizam–se de mecanismos de defesa temos respectivamente no primeiro e no segundo caso exemplos de:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis