Questões sobre Psicopatologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicopatologia

O tratamento farmacológico atualmente indicado para os pacientes esquizofrênicos inclui a prescrição dos novos agentes antipsicóticos atípicos, como a clozapina, a risperidona e a olanzapina. Esse tipo de medicamento

No DSM-5 (Manual diagnóstico e estatístico dos transtornos mentais-5), os transtornos da personalidade estão reunidos em três grupos, de acordo com as semelhanças descritivas. Especificamente no Grupo B, que se refere aos indivíduos dramáticos, emotivos ou erráticos, estão incluídos os transtornos de personalidade

Analise as afirmativas concernentes às características do transtorno da personalidade narcisista constantes no DSMV:
1 - Manifesta-se num padrão de grandiosidade, necessidade de admiração e ausência de empatia.
2 - Constitui-se em uma prevalência de comportamentos de desrespeito e transgressão dos direitos dos outros.
3 - Indivíduos com transtorno da personalidade narcisista frequentemente desvalorizam as contribuições dos outros. 
4 - Pessoas portadoras deste transtorno podem aguardar uma ampla dedicação dos outros e podem explorá-los demasiadamente sem notar a gravidade do impacto que essa atitude pode incidir em suas vidas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas:

#Questão 1058584 - Psicologia, Psicopatologia, IBFC, 2022, TJ-MG, Analista Judiciário - Psicólogo

De acordo com Dalgalarrondo (2018): “A semiologia, tomada em sentido geral é a ciência dos signos, não se restringindo obviamente à medicina, à psiquiatria ou à psicologia. (DALGALARRONDO, 2018, p. 23). Levando-se em consideração a semiologia psicopatológica, analise as afirmativas a seguir, de acordo com o referido autor. 
I. Os signos médicos e psicopatológicos têm, como signos, uma dimensão dupla: índice e símbolo. II. O sintoma como índice indica uma disfunção que está em outro ponto do organismo ou do aparelho psíquico. III. Os sintomas psicopatológicos, ao serem nomeados pelo paciente, por seu meio cultural ou pelo médico, passam a ser “símbolos linguísticos”.
Estão corretas as afirmativas:

As alegações de que um sintoma ou doença é "causado" por uma doença biológica com etiologia genética, endócrina, neuroquímica ou anatômica verificável em outras doenças (Kaplan et al., 1997) ao gene, ao comportamento, podem ser expressos por uma lógica homogênea, da química ao discurso social. Quanto a uma forma semelhante, considere os argumentos das manifestações clínicas da patologia:

I- Que são combinações derivadas das contradições prevalecentes na cultura, como estrutura familiar, função da personalidade, forma simbólica que nos força a admitir que classes derivadas de sistemas opostos podem produzir figuras clínicas que desejam identidades estendidas.
II- A partir da relação de compartilhamento ou diferença entre as coleções, o diagnóstico da taxonomia da doença não expressa a complexidade da condição do paciente, mas apenas indica os pontos comuns entre o paciente e os demais indivíduos incluídos na mesma coleção.
III- O valor patológico dos símbolos pode ser totalmente medido por sua certeza ou incerteza no conjunto de imagens definidas.

Assinale a alternativa CORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis