Questões sobre Psicopatologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicopatologia

O autismo se caracteriza pela presença de um desenvolvimento acentuadamente prejudicado na interação social e comunicação, além de um repertório restrito de atividades e interesses. De acordo com o DSM-V, existem especificadores de gravidade que podem ser usados para descrever, de maneira sucinta, a sintomatologia atual, com o reconhecimento de que a gravidade pode variar de acordo com o contexto ou oscilar com o tempo. Com base nesses especificadores, correlacione as colunas 1 e 2:
Coluna 1
(1)Nível 1
(2)Nível 2
(3)Nível 3
Coluna 2 
(__)Uma pessoa que fala frases simples, cuja interação se limita a interesses especiais reduzidos.
(__)Falhas na conversação com os outros, com tentativas de fazer amizades comumente malsucedidas. (__)Tem abordagens incomuns apenas para satisfazer a necessidades.
(__)Problemas para organização e planejamento são obstáculos à independência.
(__)Outros comportamentos restritos/repetitivos aparecem com frequência suficiente para serem óbvios ao observador casual.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

A característica essencial do transtorno da personalidade borderline é um padrão difuso de instabilidade das relações interpessoais, da autoimagem e de afetos e de impulsividade acentuada que surge no começo da vida adulta e está presente em vários contextos. Qual das alternativas corresponde corretamente a diferenças entre transtorno da personalidade borderline e outros transtornos de personalidade?

Transtorno Específico da Aprendizagem é um termo guarda-chuva que abrange diferentes condições neurológicas que afetam a aprendizagem e o processamento de informações. O termo é usado para descrever dificuldades específicas para adquirir habilidades acadêmicas básicas. Assinale a alternativa que NÃO CONDIZ com os critérios diagnósticos do Transtorno Específico da Aprendizagem, de acordo com o DSM-V.

Segundo o Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5, 2014, p. 61), a característica essencial do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade é um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento ou no desenvolvimento. A desatenção manifesta-se comportamentalmente no TDAH como divagação em tarefas, falta de persistência, dificuldade de manter o foco e desorganização – e não constitui consequência de desafio ou falta de compreensão. A hiperatividade refere-se à atividade motora excessiva (como uma criança que corre por tudo) quando não apropriado ou remexer, batucar ou conversar em excesso. Nos adultos, a hiperatividade pode se manifestar como:

Marque a alternativa INCORRETA no que concerne à(s) característica(s) essencial(is) de um transtorno por uso de substâncias, segundo o Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5). 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis