Questões sobre Psicologia do desenvolvimento

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicologia do desenvolvimento

Analise as afirmativas a seguir:


I. Após o nascimento de uma criança com necessidades educacionais especiais, os membros da família devem evitar buscar o auxílio ou mesmo a orientação de profissionais que possam ajudá-los a compreender e a adaptar-se melhor à nova realidade e à convivência com uma criança com tais necessidades.

II. O psicólogo é um profissional que pode desenvolver atividades direcionadas com alunos, professores e funcionários de uma instituição de ensino, sendo-lhe vedado atuar em parceria com a coordenação da escola ou com os familiares dos alunos a fim de promover melhorias que trazem benefícios para os estudantes.

III. O psicólogo é o profissional que desenvolve, apoia e promove a utilização de metodologias e recursos para a melhoria da qualidade de vida de um indivíduo, seja em relação à vida privada ou mesmo em relação a aspectos profissionais. Um exemplo disso é a utilização e a prescrição pelo psicólogo de medicamentos voltados para o tratamento de transtornos de ansiedade e depressão.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. As interações estabelecidas no microssistema família não trazem implicações significativas para o desenvolvimento da criança, pois outros sistemas sociais, como a escola, o local de trabalho dos genitores e um clube determinam todo o seu desenvolvimento. Assim, é correto afirmar que a personalidade de uma criança é fundamentalmente determinada pelas relações sociais não familiares que ela vivencia.

II. O ramo da psicologia do trabalho visa a ocultar e manter inalterados os comportamentos e as situações do homem no trabalho, no que diz respeito às condições de trabalho exteriores a esse indivíduo e por meio dessas mesmas condições.

III. Prestar auxílio aos programas de desenvolvimento de habilidades sociais e outras questões relevantes no dia a dia da sala de aula, nas quais os fatores psicológicos não tenham papel preponderante, é um exemplo de participação do profissional de psicologia na equipe multidisciplinar de uma instituição de ensino.


Marque a alternativa CORRETA:

#Questão 879163 - Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, IADES, 2020, SES/DF, Provas: Multiprofissional em Atenção em Oncologia - Psicologia Multiprofissional em Atenção Cardíaca - Psicologia Multiprofissional em Saúde da Criança - Psicologia Multiprofissional em Saúde da Família - Psicologia Multiprofissional

    O campo do desenvolvimento humano concentra-se no estudo científico dos processos sistemáticos de mudança e estabilidade que ocorrem nas pessoas. Os cientistas do desenvolvimento (ou desenvolvimentistas) – indivíduos empenhados no estudo profissional do desenvolvimento humano – observam os aspectos em que as pessoas se transformam desde a concepção até a maturidade, bem como as características que permanecem razoavelmente estáveis.

PAPALIA, D.; FELDMAN, R. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: AMGH, 2013, p. 36. 

Acerca do desenvolvimento humano, julgue o item a seguir.


A abordagem do processamento da informação é compreendida como um enquadramento teórico que sustenta um amplo espectro de teorias e pesquisas, entendendo que o desenvolvimento psíquico seria algo semelhante ao desenvolvimento de um computador, em que existem dados de entrada (percepções sensoriais) e dados de saída (comportamentos).

#Questão 879164 - Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, IADES, 2020, SES/DF, Provas: Multiprofissional em Atenção em Oncologia - Psicologia Multiprofissional em Atenção Cardíaca - Psicologia Multiprofissional em Saúde da Criança - Psicologia Multiprofissional em Saúde da Família - Psicologia Multiprofissional

    O campo do desenvolvimento humano concentra-se no estudo científico dos processos sistemáticos de mudança e estabilidade que ocorrem nas pessoas. Os cientistas do desenvolvimento (ou desenvolvimentistas) – indivíduos empenhados no estudo profissional do desenvolvimento humano – observam os aspectos em que as pessoas se transformam desde a concepção até a maturidade, bem como as características que permanecem razoavelmente estáveis.

PAPALIA, D.; FELDMAN, R. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: AMGH, 2013, p. 36. 

Acerca do desenvolvimento humano, julgue o item a seguir.


No estudo do desenvolvimento humano, utilizam-se diversificados modelos de pesquisa. Exemplos deles são os estudos transversais, que se caracterizam por avaliar pessoas em diferentes idades ou estágios de desenvolvimento, em um único momento.

#Questão 879168 - Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, IADES, 2020, SES/DF, Provas: Multiprofissional em Atenção em Oncologia - Psicologia Multiprofissional em Atenção Cardíaca - Psicologia Multiprofissional em Saúde da Criança - Psicologia Multiprofissional em Saúde da Família - Psicologia Multiprofissional

    O campo do desenvolvimento humano concentra-se no estudo científico dos processos sistemáticos de mudança e estabilidade que ocorrem nas pessoas. Os cientistas do desenvolvimento (ou desenvolvimentistas) – indivíduos empenhados no estudo profissional do desenvolvimento humano – observam os aspectos em que as pessoas se transformam desde a concepção até a maturidade, bem como as características que permanecem razoavelmente estáveis.

PAPALIA, D.; FELDMAN, R. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: AMGH, 2013, p. 36. 

Acerca do desenvolvimento humano, julgue o item a seguir.


Considere que foram apresentadas três varetas a uma criança: uma amarela, uma verde e uma azul. Foi exposto a ela que a amarela é mais comprida que a verde, e que a verde é mais comprida que a azul. Sem comparar fisicamente as varetas amarela e azul, a criança afirma, imediatamente, que a amarela é mais comprida que a azul. A esse efeito, Piaget chamou de inferência transitiva.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis