Questões sobre Psicologia Clínica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicologia Clínica

Um dos transtornos de ansiedade é caracterizado por episódios recorrentes de um medo ou pavor repentino, imprevisível e incontrolável, acompanhados por sentimentos de fracasso iminente, dor no peito, tontura ou desmaio, sudorese ou medo de perder o controle ou morrer. Como se classifica esse distúrbio?

“O psiquismo é um todo unitário, em que a consciência é dentro dele uma síntese integral. De interesse didático, não obstante artificial, é a estruturação do campo da consciência em três planos de atividades funcionais, ou seja, o plano intelectivo, o afetivo e o volitivo.” (ARAÚJO, s.d., p. 24). Sobre o campo da consciência e sua estruturação, analise as preposi- ções abaixo e assinale a alternativa VERDADEIRA:

I. Lucidez e claridade de consciência são expressões antônomas. Ter-se-á consciência lúcida quando o indivíduo tem uma percepção e valorização nítida de si mesmo, dos demais e das coisas que o rodeiam. E, ao contrário, ter-se-á consciência clara quando o indivíduo reconhecer de modo incipiente – portanto, ininteligível - a percepção e valorização de si mesmo, dos demais e das coisas que o rodeiam

II. No plano intelectivo podemos considerar duas classes de atividades: atividades intelectuais elementares ou básicas (imaginação, pensamento, associação, ideação dentre outras) e atividades intelectuais superiores (percepção e memória).

III. No plano volitivo, inscreve-se toda uma série de fenômenos que começam na intenção e terminam na ação explicitada, integrando assim o conceito de vontade, atividade consciente e deliberada.

IV. No plano afetivo, temos os afetos que se distribuem sob a forma de emoções, sentimentos, inclinações e paixões e assim, toda a gama de nuances e variações, passíveis de identificação. S

ão VERDADEIRAS:

“Dentre as diversas modalidades de psicoterapia, é imprescindível incluir aquela que tem uma dimensão grupalística, a qual, comprovadamente, tem revelado-se eficaz e de grande abrangência, porém que, no nosso meio brasileiro, ainda não encontrou um campo de aplicação clínico mais sistemático e consistente. (...) Uma importante recomendação de técnica grupalística consiste no estabelecimento de um enquadre e a necessidade de sua preserva- ção” (ZIMERMAN, 1999, p. 437;444). Sobre o enquadre (setting) na psicoterapia de grupo, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa CORRETA:

I. O enquadre pode ser conceituado como a soma de todos os procedimentos que organizam, normatizam e possibilitam o funcionamento grupal, resultando de uma conjunção de regras, atitudes e combinações.

II. O enquadre, uma vez estabelecido, não sofre ameaça de vir a ser desvirtuado.

III. A atmosfera grupal diz respeito ao enquadre e ela depende basicamente da atitude afetiva interna do grupoterapeuta, do seu estilo pessoal de trabalhar, dos seus referenciais teórico-técnicos etc.

IV. O enquadre tem também a função de estabelecer uma necessária ampliação de papéis e de posições, de direitos e deveres, entre o que é desejável e o que é possível, o que permite o paciente ampliar também o equilíbrio entre a satisfação pessoal e as restrições sociais.

Assinale a alternativa CORRETA:

“O grupo familiar exerce uma profunda e decisiva importância na estruturação do psiquismo da criança, logo, na formação da personalidade do adulto. O termo ‘grupo familiar’ designa não unicamente a influência exercida pela mãe, mas também pelo pai, irmãos, os inter-relacionamentos, bem como, também, pelas demais pessoas que interagem diretamente com a criança, como babás, avós etc.” (ZIMERMAN, 1999, p. 103). A família é um campo dinâmico no qual fatores conscientes e inconscientes agem e um fator importante a se considerar numa psicoterapia psicanalí- tica é o da “transgeracionalidade”, definida como:

Na busca de identidade, o adolescente recorre às situações que se apresentam como mais favoráveis no momento. Uma delas é a da uniformidade, que proporciona segurança e estima pessoal. Ocorre aqui o processo de dupla identificação em massa, onde todos se identificam com cada um. Segundo Aberastury eKnobel, esta característica define:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis