Questões sobre Psicologia Clínica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Psicologia Clínica

De acordo com Zimerman (2004), na fobia o que importa é saber que o psiquismo do sujeito comporta-se de forma reticular, isto é, um determinado estímulo conecta-se com primitivas lembranças traumáticas que foram significadas com terror pela criança de então. Sabe-se que a fobia possui algumas causas bem plurais, no entanto, existe um consenso de que em qualquer tipo de fobia sempre estão presentes as ansiedades de:

Os participantes de um grupo, ao adentrarem no processo de terapia grupal, tendem a ver o terapeuta de acordo com o viés de sua própria história de vida. Aos seus olhos, o terapeuta pode parecer uma pessoa gentil, cordial e confiável ou, inversamente, alguém descortês e pouco digno de confiança. Entretanto, os participantes do grupo não percebem apenas o terapeuta de uma forma distorcida da realidade, mas também tendem a perceberem-se uns aos outros de maneira irreal. Esse tipo de percepção distorcida do campo relacional, resultante das expectativas do passado que são projetadas inadvertidamente no presente, de modo totalmente indiscriminado e inconsciente, é o que se convencionou denominar transferência. Sobre a transferência no processo grupal, é CORRETO afirmar:

A _____________tem sido apontada como responsável por diversos “males” físicos e psíquicos que acometem o homem moderno. Também tem sido considerada tributária do estilo de vida contemporâneo, notadamente caracterizado pela contração temporal, perda da referência à tradição, queda das ideologias e relativização da verdade. O enunciado refere-se à:

A Psicologia, em sua história e concretização enquanto ciência, pode ser considerada como um estudo da alma, da psique, da mente e do comportamento, ou seja, cada escola com seu objeto de estudo e sua verdade. A Psicologia refere-se também a um conjunto de funções que se distinguem em três grandes vias: a via ativa, a via afetiva e a via intelectiva. As palavras que podem representar cada uma dessas vias são, respectivamente:

Leia as proposições e marque a opção correta:

I. A depressão parental pode afetar o desenvolvimento da criança, predispondo-a a problemas emocionais e de comportamento. De acordo com Phares, Duhig e Watkins, as famílias onde um dos genitores apresenta depressão tendem a ser menos coesas, menos adaptativas, mostram menos envolvimento e são mais superprotetoras do que famílias onde nenhum dos pais apresenta depressão.

II. Alguns fatores parecem ser mais importantes para a depressão materna, como o ajustamento psicológico da mulher antes e durante a gravidez. Segundo O'Hara , mulheres que vivenciaram muito estresse na gestação e no parto e mulheres que não podem contar com apoio social, especialmente do cônjuge, têm grandes chances de desenvolver depressão. Além disso, a relação da mãe com a sua figura materna de identificação também deve ser considerado um importante fator que pode influenciar a qualidade das experiências emocionais durante o puerpério.

III. A literatura tem sido consistente em caracterizar que mães deprimidas tendem a ser menos responsivas a seu bebê do que mães não deprimidas. A depressão tenderia a afetar a disponibilidade cognitiva e emocional da mãe, condições inerentes à contingência das respostas; por isso ela tenderia a não ser adequadamente responsiva à sua criança.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis