Dentre as diversas modalidades de psicoterapia, é impres...

“Dentre as diversas modalidades de psicoterapia, é imprescindível incluir aquela que tem uma dimensão grupalística, a qual, comprovadamente, tem revelado-se eficaz e de grande abrangência, porém que, no nosso meio brasileiro, ainda não encontrou um campo de aplicação clínico mais sistemático e consistente. (...) Uma importante recomendação de técnica grupalística consiste no estabelecimento de um enquadre e a necessidade de sua preserva- ção” (ZIMERMAN, 1999, p. 437;444). Sobre o enquadre (setting) na psicoterapia de grupo, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa CORRETA:

I. O enquadre pode ser conceituado como a soma de todos os procedimentos que organizam, normatizam e possibilitam o funcionamento grupal, resultando de uma conjunção de regras, atitudes e combinações.

II. O enquadre, uma vez estabelecido, não sofre ameaça de vir a ser desvirtuado.

III. A atmosfera grupal diz respeito ao enquadre e ela depende basicamente da atitude afetiva interna do grupoterapeuta, do seu estilo pessoal de trabalhar, dos seus referenciais teórico-técnicos etc.

IV. O enquadre tem também a função de estabelecer uma necessária ampliação de papéis e de posições, de direitos e deveres, entre o que é desejável e o que é possível, o que permite o paciente ampliar também o equilíbrio entre a satisfação pessoal e as restrições sociais.

Assinale a alternativa CORRETA:

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis