O psiquismo é um todo unitário, em que a consciência é d...

“O psiquismo é um todo unitário, em que a consciência é dentro dele uma síntese integral. De interesse didático, não obstante artificial, é a estruturação do campo da consciência em três planos de atividades funcionais, ou seja, o plano intelectivo, o afetivo e o volitivo.” (ARAÚJO, s.d., p. 24). Sobre o campo da consciência e sua estruturação, analise as preposi- ções abaixo e assinale a alternativa VERDADEIRA:

I. Lucidez e claridade de consciência são expressões antônomas. Ter-se-á consciência lúcida quando o indivíduo tem uma percepção e valorização nítida de si mesmo, dos demais e das coisas que o rodeiam. E, ao contrário, ter-se-á consciência clara quando o indivíduo reconhecer de modo incipiente – portanto, ininteligível - a percepção e valorização de si mesmo, dos demais e das coisas que o rodeiam

II. No plano intelectivo podemos considerar duas classes de atividades: atividades intelectuais elementares ou básicas (imaginação, pensamento, associação, ideação dentre outras) e atividades intelectuais superiores (percepção e memória).

III. No plano volitivo, inscreve-se toda uma série de fenômenos que começam na intenção e terminam na ação explicitada, integrando assim o conceito de vontade, atividade consciente e deliberada.

IV. No plano afetivo, temos os afetos que se distribuem sob a forma de emoções, sentimentos, inclinações e paixões e assim, toda a gama de nuances e variações, passíveis de identificação. S

ão VERDADEIRAS:

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis