Questões sobre Gestão por Competências

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Listagem de Questões sobre Gestão por Competências

#Questão 1079647 - Psicologia, Gestão por Competências, CESPE / CEBRASPE, 2025, EMBRAPA, Técnico – Área: Suprimento, Manutenção E Serviços – Subárea: Suporte À Gestão

Acerca de gestão por competências e liderança, julgue o item seguinte. 


Para que os resultados individuais sejam alcançados de maneira alinhada aos objetivos estratégicos da organização, é suficiente que o colaborador tenha conhecimento e domínio das competências requeridas. 

#Questão 1079648 - Psicologia, Gestão por Competências, CESPE / CEBRASPE, 2025, EMBRAPA, Técnico – Área: Suprimento, Manutenção E Serviços – Subárea: Suporte À Gestão

Acerca de gestão por competências e liderança, julgue o item seguinte. 


Nas organizações, os processos de gestão por competências devem englobar competências individuais, coletivas e organizacionais, com vistas ao alcance de resultados sustentáveis.

#Questão 1091160 - Psicologia, Gestão por Competências, CESPE / CEBRASPE, 2025, TRF - 6ª REGIÃO, Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade Psicologia

Em relação a treinamento, desenvolvimento, gestão do desempenho e políticas de valorização no trabalho, julgue o item seguinte.


Uma competência pressupõe um nível de qualidade no resultado final, avaliado por indicadores definidos ou por resultados melhores que o de outros indivíduos.

Na educação, o conceito de competências está ligado à formação da pessoa, ao desenvolvimento das habilidades e à estimulação das atitudes (Grant, 1975), razão pela qual sua definição é um conjunto de habilidades e comportamentos dos indivíduos passíveis de treinamento. Dessa maneira, Senge (1990) propõe um modelo de empresa em que a aprendizagem, além de ser contínua, precisa ser acumulativa e “distribuída” para todos. Ambos os nascedouros do conceito de “competência” foram convenientes para uma transposição e uma nova forma de administrar os recursos humanos nas empresas: a junção da vertente educacional, voltada para o aprimoramento das pessoas, e da vertente estratégica, calcada na identificação e no desenvolvimento das competências organizacionais, a fim de que as empresas obtenham competitividade. Nas empresas e instituições públicas, a sigla “CHA” é empregada para designar a tríade conhecimento, habilidade e atitude, e representa uma técnica usada pela gestão de pessoas para a prática da gestão por competência. Com o objetivo de observar os elementos “CHA” em cada colaborador para definir a melhor forma de alocar recursos, promover treinamentos e desenvolver pessoas.
Considerando as informações expostas e, ainda, ao que se refere “habilidade”, infere-se que o colaborador precisa desenvolver:

#Questão 952099 - Psicologia, Gestão por Competências, Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - Psicologia

Desde o início do século XXI, mesmo com divergências da literatura quanto ao conceito de competência interpessoal, é possível notar indicadores de consenso entre as concepções atualmente vigentes. Analise as afirmativas correlatas e a relação proposta entre elas.
I. “A competência interpessoal é entendida como um conjunto de atributos pessoais, relacionados ao conhecimento (saberes acumulados); habilidades (saber fazer); e, atitudes (valores) (CHA), que são necessários para o bom desenvolvimento do exercício laboral (profissional e organizacional) e as realizações exitosas.”
PORQUE
II. “Além de necessária ao profissional de liderança na atualidade, o habilita a atuar de forma eficaz no âmbito das relações interpessoais, diante das mais diversas situações.”
Assinale a alternativa correta.

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