Questões sobre Comportamento Organizacional

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Listagem de Questões sobre Comportamento Organizacional

O poder é um processo natural em qualquer organização. Nesse sentido é necessário saber como ele é obtido e exercido, para que se possa compreender o comportamento organizacional como um todo. Poder e liderança estão inter-relacionados. Os líderes utilizam o poder como meio de atingir os objetivos do grupo. Nesse contexto, julgue os itens que se seguem com relação a aspectos relevantes do poder e da liderança.

O poder se refere à capacidade que uma pessoa tem para influenciar o comportamento de outra, de maneira que esta aja de acordo com a vontade daquela. O poder é um potencial que não precisa ser exercido para ser eficaz.

O recrutamento e a seleção de pessoal são práticas tradicionais e consolidadas do psicólogo organizacional, embora algumas instituições não reconheçam a importância desses processos na gestão de pessoas. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

A satisfação do trabalhador com suas atividades é fundamental para o desempenho para a QVT, razão pela qual o processo seletivo deve ser eficaz.

Julgue os itens seguintes quanto à importância das relações humanas no contexto de trabalho.

A competição e a cooperação são dois fenômenos de grupo que podem determinar a qualidade das relações interpessoais, devendo, por isso, ser continuamente diagnosticados pelo psicólogo organizacional.

O trabalho é produtor de significações psíquicas e contribui para a identidade social do indivíduo. Nos contextos organizacionais, ele pode estar na origem das vivências de prazer e de sofrimento dos trabalhadores e requerer dos profissionais que atuam nos campos de gestão de pessoas e da saúde atenção especial para a prevenção de riscos para a saúde mental. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

As vivências de sentimentos, tais como tédio, frustração e desmotivação são ilustrativos da ocorrência de sofrimento no trabalho.

Ações de treinamento e desenvolvimento de pessoas têm sido apontadas por profissionais de recursos humanos e por trabalhadores como importantes processos de gestão de pessoas, responsáveis, em parte, pelo nível de comprometimento dos colaboradores com a organização. As empresas mais bem quistas pelos empregados coincidem com aquelas que realizam grandes investimentos na capacitação de seus colaboradores internos e externos. Com relação ao treinamento em organizações, julgue os itens subseqüentes.

Tratar bem as pessoas indistintamente, em situações de trabalho, é um exemplo de competência pertencente ao domínio afetivo ou atitudinal. Esse tipo de resultado de aprendizagem pode ser adequadamente ensinado por meio de aulas expositivas orais em que o professor ou instrutor explica em detalhes como alguém deve agir diante de outras pessoas no trabalho.

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