Questões sobre Avaliação Psicológica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Avaliação Psicológica

No livro Teorias da personalidade, Shultz e Shultz (2015) investigam as técnicas de avaliação e concluem que elas diferem quanto ao nível de objetividade ou subjetividade. Algumas podem ser totalmente subjetivas, sendo assim sujeitas à parcialidade nos resultados obtidos por meio de técnicas subjetivas, que podem ser distorcidos pelas características da personalidade do sujeito em avaliação. As melhores técnicas para avaliação da personalidade utilizam os princípios de:

Em relação ao psicodiagnóstico, Cunha (2007) esclarece a importância da sequência das técnicas a serem empregadas, pois algumas podem gerar ou não fatores ansiogênicos. No começo do processo de testagem, antevendo a mobilização de certo grau de ansiedade no paciente, sugere-se que as técnicas iniciais sejam as:

Segundo Cunha, o psicodiagnóstico é um processo desencadeado quase sempre em vista de um encaminhamento, que tem início numa consulta, a partir da qual se delineiam os passos do exame, que constitui uma das rotinas do psicólogo clínico. Considerando o psicodiagnóstico, analise o caso-dedutivo a seguir:

Ana, psicóloga clínica, recebe em seu consultório Maria, genitora de Pedro, que tem quatro anos. Após realizar a entrevista inicial com Maria, aonde a genitora apresentou as demandas do filho para atendimento psicológico, Ana agendou para o próximo encontro o primeiro atendimento com a criança. Ana entendeu inicialmente que o objetivo da avaliação a ser realizada com a criança seria de uma avaliação psicológica clínica de prevenção.

Sobre o processo do psicodiagnóstico e avaliação psicológica clínica de prevenção, é correto afirmar que:

Em relação à prática e processos do Psicodiagnóstico, tal como proposto por Hutz; Bandeira; Trentini e Krug (2016), analise as assertivas abaixo:

I. Para fazer um psicodiagnóstico, o profissional não deve avaliar a demanda trazida pelo paciente, pois esta pode influenciar no seu processo.
II. Para a realização de um psicodiagnóstico, o profissional não deve construir hipóteses prévias ao início do processo.
III. Embora não seja sua principal finalidade, um processo psicodiagnóstico bem realizado pode trazer contribuições terapêuticas.

Quais estão INCORRETAS?

O processo de avaliação clínica e diagnóstico é essencial para o estudo da psicopatologia e, em última análise, para o tratamento dos transtornos psicológicos. Dentro desse contexto, analise os conceitos abaixo e assinale o que foi mal elaborado.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis