Questões sobre Avaliação Psicológica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Avaliação Psicológica

De acordo com as disposições da Resolução CFP n.º 9/2018, julgue o item.

Na realização da avaliação psicológica, o psicólogo deve basear sua decisão, obrigatoriamente, em métodos, técnicas ou instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente para uso na prática profissional do psicólogo, sendo vedado recorrer a procedimentos e recursos auxiliares. 

De acordo com as disposições da Resolução CFP n.° 9/2018, julgue o item.


A avaliação psicológica é definida como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas. 

De acordo com a Cartilha de Avaliação Psicológica (2013), o processo de avaliação psicológica apresenta algumas etapas para alcançar os resultados esperados. Inicialmente, é preciso realizar o levantamento dos objetivos da avaliação e particularidades do indivíduo, o que permite a escolha dos instrumentos/ estratégias mais adequada para a realização da avaliação psicológica. A coleta de informações deve ter mais de uma fonte como entrevistas, observações e testes projetivos e/ou psicométricos, dentre outros. A integração dessas informações deve ser suficientemente ampla para dar conta dos objetivos pretendidos pelo processo de avaliação. Não é recomendada a utilização de uma só técnica ou um só instrumento para a avaliação. Deve ser feita a comunicação cuidadosa dos resultados, com atenção aos procedimentos éticos.

É neste contexto que o processo de psicodiagnóstico interventivo, proposto por Ancona-Lopez (1998), triunfa. Para a autora, o psicodiagnóstico é eficaz, pois:

Em artigo que traz um relato de experiência, Castan e Brentano (2017) descrevem o processo do psicodiagnóstico na Unidade de Internação Psiquiátrica adulto em hospital geral da seguinte forma: no primeiro contato com o paciente é feita entrevista clínica, explicando o objetivo e o processo desta avaliação; a examinadora fica atenta às suas impressões e reações com relação àquele paciente, sendo esta também uma fonte de informações e forma de se apropriar do caso; nas sessões seguintes, procura-se entrar em contato com os familiares para obter mais dados da história do paciente e ocorre a aplicação de instrumentos psicológicos de acordo com a demanda.
Considerando o modelo adotado pelos autores, no tocante aos resultados do psicodiagnóstico, analise as afirmativas abaixo: 

I. A devolutiva deve ser feita em reuniões clínicas com a equipe e com o paciente. 
II. Sempre que possível fazer a devolução do psicodiagnóstico para os familiares.
III. A devolutiva precisa constatar as percepções e compreensão do paciente sobre aquilo que lhe foi apresentado. 
IV. Como o psicodiagnóstico levantou dados sobre a realidade psíquica do paciente de maneira ampliada e contextualizada, a devolutiva precisa apresentar maneiras de integrar e unificar as tratativas de saúde que o paciente está sujeito.

Estão corretas as afirmativas:

Considerando que a psicologia tem ocupado espaços maiores no sistema público de saúde, e com isto, passou a precisar pensar suas práticas e modelos epistemológicos de atuação, considere as afirmativas abaixo, no tocante a refletir as possibilidades da prática da avaliação psicológico no sistema de saúde. 
I. A avaliação psicológica em sistema de saúde, destina-se, exclusivamente, a pacientes incluídos no grupo de doentes crônicos e pacientes que requerem vigilância continuada. 
II. A avaliação psicológica pode ocorrer com pacientes não adoecidos, tendo como foco da atuação, a promoção da saúde e a prevenção de doenças, e também, com pacientes em regime de cuidado, portadores de alguma doença que requer tratamentos e/ou intervenções médicas. 
III. A avaliação psicológica no contexto da saúde, destina-se as demandas prioritariamente infantis, uma vez que, a hospitalização de crianças é matriz possível adoecimento psicológico para toda a família. 

Considerando as questões debatidas por Ribeiro e Leal (1997) acerca da avaliação psicológica e psicologia da saúde, estão corretas as afirmativas:  

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis