Questões sobre Avaliação Psicológica

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Avaliação Psicológica

#Questão 1058762 - Psicologia, Avaliação Psicológica, FGV, 2022, TCE-TO, Analista Técnico – Psicologia

A escola onde Davi cursa o 5º ano solicitou aos pais que levassem o menino para uma avaliação psicológica. Davi não consegue se relacionar com outras crianças e tem dificuldades de concentração e aprendizagem.
Analise os procedimentos descritos a seguir.

I. entrevista de anamnese com os pais;
II. observação de Davi durante entrevista lúdica;
III. aplicação de testes psicológicos infantis.

Em conformidade com a Resolução CFP nº 09/2018, constarão da avaliação psicológica da criança os procedimentos mencionados em:

De acordo com as disposições da Nota Técnica n.º 6/2019/GTEC/CG do Conselho Federal de Psicologia (CFP), julgue o item.


Durante o processo de avaliação psicológica de capacidade decisional, devem-se garantir recursos como tecnologia assistiva e comunicação alternativa, a fim de que se garanta a expressão da própria pessoa ao longo de todo o processo avaliativo. 

De acordo com as disposições da Nota Técnica n.º 6/2019/GTEC/CG do Conselho Federal de Psicologia (CFP), julgue o item.


A avaliação psicológica de capacidade decisória deve considerar recursos de apoio para a tomada de decisão, tais como tecnologia assistiva, comunicação alternativa, utilização de tradução e de intérprete.  

 A avaliação psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas. Ela é dinâmica, e se constitui em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, dentre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária. Assinale, então, a alternativa que condiz que os princípios da avaliação psicológica.
Fonte: Cartilha sobre Avaliação Psicológica - Conselho Federal de Psicologia

O processo do psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou da consulta, que norteiam o elenco de hipóteses inicialmente formuladas, e delimitam o escopo da avaliação. Portanto, relacionam-se essencialmente com as questões propostas e com as necessidades da fonte de solicitação e determinam o nível de inferências que deve ser alcançado na comunicação com o receptor. Os objetivos mais comuns são: classificação simples; descrição; classificação nosológica; diagnóstico diferencial; avaliação compreensiva; entendimento dinâmico; prevenção; prognóstico e perícia forense. Sobre tais objetivos, assinale a alternativa CORRETA.
Fonte: Artigo Fundamentos do psicodiagnóstico - Jurema Alcides Cunha

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis