Questões de Psicologia do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia do ano 2025

Referente aos aspectos da Psicologia do desenvolvimento, das fases do ciclo Vital e sua relação com saúde mental, como apontam Pontes e Martins (2007) no artigo “Fases do Ciclo Vital: características, vulnerabilidade e cuidado”, analise as assertivas abaixo:

I. As intervenções psicológicas com adolescentes devem focar exclusivamente o amadurecimento psíquico, sem priorizar o amadurecimento biológico.
II. No trabalho com idosos, deve-se evitar a abordagem à temáticas como o luto e a morte para não interferir na qualidade de vida desta população.
III. A determinação das fases da vida tem mudado ao longo da história humana, no sentido de cada período da vida e de seus papéis sociais, e da mesma forma os principais problemas de saúde e a atenção à saúde aos diversos grupos etários.

Quais estão INCORRETAS?

Considerando aspectos básicos da Psicoterapia Psicanalítica, tal como apontam Padoan, Gastaud e Eizerik (2014), analise as assertivas abaixo:

I. Um dos objetivos da Psicoterapia Psicanalítica é o tratamento focado no conflito atual do paciente, o que o difere de um processo psicanalítico clássico.
II. A Psicoterapia Psicanalítica não deve tratar dos pontos de urgência, pois seu objetivo não é se ater às mudanças circunstanciais.
III. A Psicoterapia Psicanalítica possibilita ao indivíduo a ampliação do entendimento sobre seu funcionamento, contribuindo para o uso de defesas mais maduras e a melhora do padrão das suas relações.

Quais estão INCORRETAS?

Em relação à prática e processos do Psicodiagnóstico, tal como proposto por Hutz; Bandeira; Trentini e Krug (2016), analise as assertivas abaixo:

I. Para fazer um psicodiagnóstico, o profissional não deve avaliar a demanda trazida pelo paciente, pois esta pode influenciar no seu processo.
II. Para a realização de um psicodiagnóstico, o profissional não deve construir hipóteses prévias ao início do processo.
III. Embora não seja sua principal finalidade, um processo psicodiagnóstico bem realizado pode trazer contribuições terapêuticas.

Quais estão INCORRETAS?

No que se refere à inserção e atuação da Psicologia na Atenção Primária (AP) em saúde coletiva, e em conformidade com as propostas de Zurba (2012) na obra “Psicologia e Saúde coletiva”, analise as assertivas abaixo:

I. A Equipe de Saúde da Família, na qual se insere a Psicologia, vem tentando substituir o modelo tradicional de assistência, com foco na doença e no hospital, procurando uma visão ampliada do processo saúde-doença, reforçando a necessidade de intervenções que ultrapassem as práticas curativas.
II. A autonomia do trabalhador de saúde sobre como praticar a assistência é decisiva e define frequentemente, e mais que as normas institucionais, o perfil do modelo assistencial.
III. Um dos objetivos centrais da atuação em AP deve ser propiciar a adaptação do indivíduo às circunstâncias ambientais de seu território, ainda que isto represente restrições à sua autonomia.

Quais estão corretas?

Com base na Psicologia Social e Comunitária como campo de atuação, conforme propõem Silva e Corgozinho (2011), assinale a alternativa INCORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis