Questões de Psicologia do ano 2018

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Listagem de Questões de Psicologia do ano 2018

Na percepção de Antunes (1999), em sua obra intitulada Os sentidos do trabalho, desde o advento do capitalismo, a redução da jornada de trabalho tem sido central na ação dos trabalhadores, relativizando‐se o tempo livre versus o tempo de trabalho. Por esse prisma, julgue os itens a seguir.

I A discussão da redução da jornada de trabalho configura‐se como um ponto de partida decisivo, ancorado no universo da vida cotidiana para, por um lado, permitir uma reflexão fundamental sobre o tempo, o tempo de trabalho, o autocontrole sobre o tempo de trabalho e o tempo de vida e, por outro lado, possibilitar o afloramento de uma vida dotada de sentido fora do trabalho.

II Na luta pela redução da jornada (ou do tempo), pode‐se articular efetivamente tanto a ação contra algumas das formas de opressão e exploração do trabalho quanto contra as formas contemporâneas do estranhamento, que se realizam fora do mundo produtivo, na esfera do consumo material e simbólico no espaço reprodutivo fora do trabalho.

III Lutar pela redução da jornada de trabalho implica também e decisivamente lutar pelo controle (e pela redução) do tempo opressivo de trabalho.

IV Uma vida cheia de sentido fora do trabalho supõe uma vida vazia de sentido dentro do trabalho, pois não é possível compatibilizar qualquer tipo de trabalho formal com tempo livre, ou seja, uma vida desprovida de sentido no trabalho é compatível com uma vida cheia de sentido fora do trabalho.

A quantidade de itens certos é igual a

Quanto aos conceitos e às abordagens sobre segurança do trabalho e saúde do trabalhador, julgue os itens a seguir.

I A segurança do trabalho tem relação com a queixa psicossomática.

II A ausência de segurança no trabalho pode levar a um acidente ou a uma doença ocupacional, fruto de condições inseguras combinadas a atos inseguros, cuja análise cuidadosa dos atos (comportamentos) muito provavelmente levará a causas psicossomáticas que causam doenças ocupacionais ainda não reconhecidas.

Assinale a alternativa correta.

Considerando a conceituação e as características das propriedades básicas dos instrumentos de avaliação psicológica, especialmente as relativas a testes psicológicos, segundo Goulart e Sampaio (1998), assinale a alternativa correta.

Considerando os conceitos de estresse e de outras psicopatologias relacionadas ao trabalho, julgue os itens subsequentes.

I O estresse é o resultado do esforço de um organismo diante de pressões externas combinadas com suas características intrínsecas.

II Entre as respostas psicossomáticas, a fadiga é um processo psicossomático decorrente da diminuição de energias físicas ou psíquicas. No sentido biológico, a fadiga é a diminuição reversível da função de um órgão, de um sistema ou de todo o organismo, provocada por uma sobrecarga na utilização daquele órgão, sistema ou organismo.

Assinale a alternativa correta.

Com base nos conceitos e nas abordagens propostas por Goulart e Sampaio (1998) sobre testes psicológicos e seu uso na POT, julgue os próximos itens.

I Os testes de personalidade buscam identificar características mais ou menos constantes da personalidade e podem ser subdivididos em sintéticos (que visam à personalidade como um todo) e analíticos (que visam a aspectos ou traços de personalidade).

II Dados os fatores intervenientes nos resultados obtidos por testes (nervosismo, resistência etc.) que situariam o sujeito em uma condição diversa da que ele apresenta cotidianamente, os psicólogos trabalham visando realizar um processo psicodiagnóstico, ou seja, os resultados obtidos são checados entre si e confrontados com outros procedimentos de análise, como, por exemplo, a entrevista.

III Independentemente do uso que alguns profissionais possam fazer dos testes psicológicos, eles têm por objetivo, principalmente, evidenciar as diferenças individuais das pessoas que são testadas em uma situação de controle das variáveis que possam interferir na obtenção do objeto em avaliação.

IV O teste psicológico pode ser compreendido como uma situação padronizada que serve de estímulo a um comportamento por parte do examinando em questão, sendo que esse comportamento é avaliado por comparação estatística com o de outros indivíduos submetidos à mesma situação, permitindo, assim, sua classificação quantitativa e(ou) qualitativa.

A quantidade de itens certos é igual a

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