Questões de Psicologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia

Afirma-se que entre as principais proposições da Teoria da Dissonância Cognitiva de Festinger estão as seguintes:

I Havendo dissonância cognitiva, o indivíduo tenta diminui-la ou eliminá-la e se comporta de forma a evitar acontecimentos que a aumentem.

II Havendo consonância cognitiva, o indivíduo se comporta de forma a evitar acontecimentos provocadores de dissonância. 10

III Dissonância cognitiva só pode ser reduzida ou eliminada através do acréscimo de novas cognições; NÃO adianta apenas mudar as cognições existentes.

Das afirmações apresentadas:

O transtorno de personalidade bordeline (TPB) pode ser caracterizado pela notável instabilidade em muitos, senão em todos, aspectos de funcionamento da pessoa, incluindo relacionamentos, autoimagem, afeto e comportamento. O TPB é um transtorno relativamente comum (1,1 a 2,5% da população adulta em geral) com enormes custos sociais, comparáveis à esquizofrenia, alto risco de suicídio e considerável prejuízo para a vida adulta. Assim, pode-se afirmar que:

Sherif conduziu uma série de experimentos referentes ao fenômeno de suscetibilidade à influência de outrem. Tais experimentos utilizaram um arranjo experimental básico que consiste em solicitar aos participantes que estimassem a distância percorrida por um ponto de luz que se movia, num ambiente totalmente às escuras. Na realidade, o ponto luminoso era estacionário; porém, devido a uma ilusão conhecida pelo nome do efeito autocinético, ao se contemplar um ponto luminoso num ambiente destituído de pontos de referência tal como uma sala totalmente às escuras, tem-se a ilusão de que o ponto luminoso se move em várias direções. O fenômeno ocorre:

Embora o uso do termo comportamento instintivo seja relativamente raro atualmente, os cientistas do comportamento usam um conceito semelhante, qual seja, padrões fixos de atuação, que incluem reações com certas características. Afirma-se que tais reações se caracterizam por serem:

I altamente estereotipadas (semelhante cada vez que executado).

II amplamente inaprendidas (independentemente de treinamento específico).

III desencadeada frequentemente por um estímulo ambiental muito específico.

Dentre as afirmações:

O estilo de personalidade obsessivo-compulsiva é comum na cultura ocidental contemporânea, especialmente entre os homens (american psychiatric association, 2000). Isso talvez se deva, em parte, ao grande valor que a sociedade atribui a certas características desse estilo. Tais qualidades incluem atenção aos detalhes, autodisciplina, confiabilidade e polidez. Entretanto, alguns indivíduos possuem essas qualidades de uma forma tão extrema que lhes traz prejuízos funcionais ou sofrimento subjetivo. Assim, a pessoa que desenvolve transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva (toc) torna-se:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis