Questões de Psicologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Psicologia

Sobre o pensamento, considere:

I Raciocínio, solução de problemas e aprendizagem de conceitos são exemplos de pensamento dirigido.

II Pensamentos NÃO dirigidos e pensamentos dirigidos têm os mesmos objetivos, mas dependem de processos básicos diferentes.

III Pessoas falam a si mesmas enquanto pensam; inclusive pessoas surdas, que são proficientes em linguagem de sinais, apresentam atividade muscular em suas mãos ao resolver problemas.

Segundo Davidoff:

Sobre linguagem, considere as afirmações:

I a comunicação reflexiva consiste em padrões estereotipados, tais como reflexos, gestos expressivos e sinais de emoção que muitas vezes transmitem informação, mas NÃO foram produzidos expressamente para esse propósito.

II a comunicação intencional ou propositada visa deliberadamente a afetar o receptor da informação, e seu curso futuro depende da resposta do receptor.

III uma linguagem relaciona símbolos (sons, letras ou sinais) para significados e proporciona regras para combinar e recombinar os símbolos de tal modo que as pessoas possam expor suas mentes de um modo original, apropriado e coerente.

De acordo com Davidoff:

Sobre inteligência na idade avançada, considere:

I as pessoas de idade perdem a capacidade de trabalhar eficientemente em tarefas que solicitam rapidez e coordenação mãos-olhos. A aprendizagem decorada (memorização de fatos novos) torna-se mais fácil. A rapidez e a exatidão em recuperar matérias das memórias a curto prazo e a longo prazo aumentam.

II após os setenta anos de idade, muitas vezes surgem perdas na inteligência medida. No entanto, durante estes anos tardios, os QI podem permanecer constantes ou até aumentar. As perdas intelectuais na idade avançada não parecem ser inevitáveis, universais e irremediáveis. Um QI declinante na idade avançada associa-se à saúde fraca e inatividade.

III certas capacidades declinam de um a seis anos antes que os adultos morram, embora estas pessoas pareçam saudáveis quando são examinadas.

Segundo Davidoff:

Para promover o desenvolvimento do altruísmo na sociedade, afirma-se que Smith e Mackie (em Rodrigues e outros) descrevem as seguintes possibilidades:

I promover a identificação com quem precisa de ajuda, qualquer que seja a necessidade (súbita e aguda ou crônica e permanente), com um sentimento de similaridade entre o altruísta potencial e a pessoa necessitada.

II ativar, mentalmente, as normas sociais de ajuda (reciprocidade, responsabilidade social e justiça social) para que seja possível orientar o comportamento.

III encorajar o comportamento pró-social na infância, recompensando os atos altruístas das crianças com palavras elogiosas e gestos de carinho, sem supervalorizar as recompensas para que as crianças não distorçam a finalidadeda ajuda.

Dentre os itens mencionados:

Os estudos de Milgran sobre influência social foram realizados em situação padrão em que o participante era colocado diante de um aparato que, segundo lhe era dito, produziria um choque numa outra pessoa quando um botão fosse apertado. Era informado ao participante que se tratava de processo de aprendizagem. Havia 30 botões e ao participante era dito de que o primeiro botão, quando acionado, descarregaria um choque de 15 volts na pessoa cujo corpo estava ligado ao aparelho por meio de eletrodos. Assim, o choque mais fraco era de 15 volts e o mais forte de 450 volts. O participante era instruído a aumentar de 15 em 15 volts a carga de choque em cada erro subsequente perpetrado pela pessoa em processo de aprendizagem. Um assistente de Milgram participava como seu aliado no papel da pessoa supostamente ligada ao aparelho com os eletrodos. Esse aliado era orientado a indicar os primeiros sinais de desconforto quando o participante acionasse o quinto botão, ou seja, o que presumivelmente descarregaria um choque de 75 volts. Aos 150 volts ele deveria avisar ao participante insistentemente que queria desistir de participar do experimento. Aos 180 deveria gritar e dizer que não aguentava mais a dor. Ao atingir 300 volts ele deveria se recusar a responder. E, nesta ocasião, Milgram – que estava de pé, ao lado do participante – instruía-o de considerar a ausência de resposta como erro e, consequentemente, aumentar sucessivamente a intensidade dos choques até atingir o máximo de 450 volts.

De acordo com a estimativa de 40 psiquiatras a quem Milgran solicitou que indicassem qual seria o desempenho dos participantes em situação desta natureza, apenas 1% deles chegaria a obedecer às ordens do experimentador até o fim e administrar a carga de 450 volts. Surpreendentemente, porém, o percentual de participantes que chegaram a administrar 450 volts no sujeito em processo de aprendizagem foi:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis