Questões de Língua Portuguesa da VUNESP

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Listagem de Questões de Língua Portuguesa da VUNESP

Considere a seguinte situação de trabalho escolar:

Realização de intercâmbio esportivo-cultural com alunos de outra escola. Discussão e elaboração de projeto do evento e de seu respectivo regulamento. Envio de carta- -convite à escola visitante. Recepção de carta em resposta, com indicação dos nomes dos visitantes. Preparação de acolhida aos visitantes, com comes e bebes. Pedido de colaboração aos pais. Saudação aos visitantes.

Afirma-se que o professor de língua portuguesa pode ter, nessa situação, oportunidade para trabalhar com seus alunos:

I. diferentes gêneros textuais, voltados a diferentes situações e registros;

II. compreensão de mensagens escritas e orais relacionadas a outras disciplinas do currículo escolar;

III. explicitação de sentido e finalidade das atividades de recepção de textos.

É compatível com as ideias de Teresa Colomer e Anna Camps sobre a leitura o que se afirma em

Tratando do gênero “debate” como um possível modelo didático para o exercício oral da argumentação, B. Schneuwly e J. Dolz apontam aspectos positivos desse gênero. Correspondem a esses aspectos positivos:

A leitura que apreciar os traços temáticos e estilísticos do Texto II identificará uma avaliação de Alfredo Bosi compatível com a poesia de Manuel Bandeira; assinale a alternativa contendo essa avaliação.

O cotejo dos Textos I e II (Cartas) permite que o professor faça, com seus alunos, análise de elementos discursivos, afirmando, corretamente,

Considere o trecho destacado no Texto III.

O professor e os alunos podem identificar, nesse trecho, especialmente a referência a jogos infantis que exploram a sonoridade das palavras, tais como aliterações, parlendas e trava-línguas. Afirma-se que o trabalho com esse trecho consiste numa oportunidade para

I. abordar as especificidades e a riqueza da expressão popular, em diversas de suas formas;

II. propor atividades de criação e recriação voltadas à exploração do plano sonoro da linguagem;

III. ampliar o tratamento dos recursos estilísticos baseados nos sons, discutindo os efeitos de sentido que produzem.

Consiste em estratégia adequada à construção de saberes compartilhados e ao desenvolvimento da competência discursiva o que se afirma em

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