Questões de Língua Portuguesa da VUNESP

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O texto literário pode servir de referência para o ensino de tópicos da norma culta. Considere como possibilidades de temas de semântica e de sintaxe para estudo suscitadas pelo texto de Machado de Assis:

I. elucidação do sentido de palavras do léxico mais usadas no dialeto culto, em relação às de sentido equivalente, de uso no dialeto popular;

II. identificação de relações coesivas entre orações, apontando, por exemplo, o emprego da conjunção “como” expressando causa em – Como ostentasse certa arrogância (1.º §) – e conformidade em – como lhe chamavam os rapazes do tempo (2.º §);

III. reconhecimento da diferença do emprego da palavra “que”, no 1.º §, ora como pronome relativo, fazendo remissão a termo anterior (em o corcel das antigas baladas, que o romantismo foi buscar), ora como conjunção com valor consecutivo (em o estafaram a tal ponto que foi preciso deitá-lo à margem).

Está correto o contido em

Tratando da sintaxe de classes de palavras, o professor poderá valer-se do texto para levar seus alunos a ver que as palavras destacadas no enunciado – foi encaminhada ao setor de Rh, por mim mesmo, há dez dias – têm emprego análogo na alternativa:

Considere as seguintes atitudes de um professor de língua portuguesa, com suas classes, diante do Texto I:

I. expõe que esse texto provoca diferentes reações nos ambientes e situações em que circula;

II. avalia o texto como um bom exemplo de falta de letramento e aproveita a ocasião para apontar e corrigir os erros de gramática;

III. aponta marcas da variação sociocultural fundamentada no grau de escolaridade do falante e os índices de oralidade presentes na escrita.

Está de acordo com as indicações da Proposta Curricular do Estado de São Paulo o que se aponta apenas em

Tendo como referência o Texto I e com o objetivo de apontar a seus alunos usos da norma-padrão, o professor destacará a

Teresa Colomer e Anna Camps (2002, p. 30) criticam a concepção de leitura baseada no modelo de processamento ascendente, pois esse modelo pressupõe que o leitor

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