Questões de Língua Portuguesa da TJ/PR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Língua Portuguesa da TJ/PR

Assinale a opção em que a forma pronominal foi adequadamente substituída por outro elemento coesivo, de acordo com o contexto.

Releia o trecho a seguir.

             Volta para o estúdio. Os âncoras fecham a cara. Estão bravos com o aumento de preços. E o que fazer para proteger o seu dinheiro? A reportagem é agora com um economista, que, compenetrado, surge fazendo cálculos na calculadora.

 

 

Assinale a opção que apresenta todas as afirmativas corretas sobre aspectos morfológicos, sintáticos e semânticos do trecho.

I. Volta e âncoras são palavras polissêmicas. No trecho, a primeira significa o deslocamento da imagem do supermercado para o ambiente fechado.

II. Os três primeiros períodos podem ser, corretamente, escritos: "Volta para o estúdio e os âncoras fecham a cara porque estão bravos com o aumento de preços."

III. O adjetivo que se refere ao economista tem a função sintática de predicativo e pode ser, corretamente, colocado após o verbo surgir.

IV. As expressões: para o estúdio, a cara, com o aumento de preços e o seu dinheiro são complementos verbais, na função sintática de objetos diretos ou indiretos.

V. O quarto período do trecho pode ser transposto para a voz passiva, sem identificação do agente da passiva.

Leia o texto a seguir, retirado da revista ISTO É, de 6 de maio de 2009 para a resolução das questões 21 e 22. Assinale a opção que apresenta todas as afirmativas corretas a respeito de aspectos morfossintáticos e de interpretação da norma padrão da língua.

 

História – As marcas de Auschwitz

Setembro de 1944. Presos no campo de extermínio nazista de Auschwitz, na Polônia, oito jovens entre 18 e 20 anos escreveram seus nomes e datas de nascimento em um papelão e o colocaram numa garrafa. Agora, 65 anos depois, essa mensagem foi encontrada por acaso. A garrafa estava escondida em um muro demolido por operários.

 

I. A palavra marcas pode ser entendida no sentido literal, denotativo e no sentido figurado, conotativo.

II. O final do texto (em negrito) tem duas locuções verbais.

III. A forma pronominal essa (essa mensagem) foi empregada porque se refere a algo já dito.

IV. Presos no campo de concentração só pode ser reescrito, corretamente, que estavam presos no campo de extermínio nazista de Auschwitz, na Polônia, se a oração aparecer após oito jovens entre 18 e 20 anos.

V. O pronome oblíquo o retoma o substantivo papelão e tem a função sintática de objeto direto.

A respeito da chamada do texto, assinale a opção que apresenta todas as afirmativas corretas sobre os aspectos morfossintáticos da língua padrão.

I. As duas últimas orações podem estar no início do período, desde que se coloque uma vírgula após extensa.

II. O período apresenta uma ideia adverbial e uma ideia de finalidade.

III. O pronome se caracteriza sujeito indeterminado.

IV. O adjetivo extensa não está sendo empregado no sentido de comprimento e sim de quantidade.

V. O período apresenta uma ideia reduzida em ter planejamento financeiro e tempo.

Assinale a opção em que a palavra destacada no excerto não pertence à mesma classe gramatical e não apresenta o mesmo significado:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis