Questões de Língua Portuguesa da Instituto Graça Aranha

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Língua Portuguesa da Instituto Graça Aranha

Sobre o contexto “Redação Oficial” temos algumas afirmativas sobre Atos e Comunicações Oficiais que se seguem:

I. O uso de palavras estrangeiras é permitido, desde que sejam indispensáveis e que venham sublinhadas ou marcadas com negrito, itálico ou aspas.

II. Não se devem repetir palavras, a não ser que elas sejam parecidas, mas de classes diferentes, como “atribui” e “atribuído”.

III. Palavras e expressões locais ou regionais servem para conferir ao documento oficial um grau de envolvimento com os leitores.

 IV. Palavras e expressões ambíguas ou de duplo sentido dificultam o entendimento do texto e devem ser evitadas.

Estão totalmente exatas as afirmações:

Analise as afirmações abaixo:

I. Declaração é ato verbal, afirmativo da existência de um direito ou de um fato.

II. Certidão é declaração feita por escrito, com base em documento original, objetivando comprovar a existência de ato ou assentamento de interesse de alguém.

III. Edital é o instrumento de comunicação utilizado pela administração para dar conhecimento a interessados sobre diversos assuntos, tais como abertura de licitação, provimento de cargos públicos, convocação de funcionários, etc.

IV. Circular é correspondência oficial enviada simultaneamente a diversos destinatários, com texto idêntico, transmitindo instruções, ordens, recomendações, determinando a execução de serviços ou esclarecendo o conteúdo de leis, normas e regulamentos.

De acordo com as afirmações acima, estão CORRETAS apenas:

Documento pelo qual o interessado solicita ao Poder Público algo a que se julga com direito, ou para se defender de ato que o prejudique.

Suas partes componentes são:

1. Vocativo: a palavra Senhor, precedida da forma de tratamento, o título completo da autoridade a quem se destina, seguida de vírgula.

2. Preâmbulo: nome do solicitante (em maiúsculas), seguido dos dados de identificação: nacionalidade, estado civil, filiação, idade, naturalidade, domicílio, residência etc. Sendo funcionário do órgão, apresentar apenas os dados de identificação funcional.

3. Texto: exposição do pedido, de forma clara e objetiva, citando o fundamento legal que permite a solicitação.

4. Fecho: parte que encerra o documento, usandose, alinhada à esquerda a fórmula: Nestes Termos, Pede Deferimento.

5. Local e data, por extenso.

6. Assinatura do solicitante.

Quanto ao emprego dos pronomes, no trecho destacado, a reescrita inadequada é referida no item:

O poema fala de um tempo que é ao mesmo tempo sol e lua, noite e dia, morte e vida. Por que esse tempo de que fala o poema é um tempo de opostos, de contrários?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis