Questões de Português da IBADE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Português da IBADE

#Questão 1055638 - Português, Interpretação de Textos, IBADE, 2022, IPREV, Analista Técnico Administrativo II

Para compreender a importância histórica da Casa dos Açores – Museu é preciso relembrar fatos importantes que ocorreram na região de São Miguel. Em meados do século XVIII - por volta de 1747 -, o rei D. João V de Portugal aproveitou a escassez de habitantes nas terras portuguesas do sul do Brasil para resolver dois problemas do reino: a ocupação efetiva dessas terras e a diminuição dos problemas populacionais e alimentares nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, com a instituição de fluxos migratórios de habitantes das ilhas dos arquipélagos para, inicialmente, a Ilha de Santa Catarina e arredores. Isso fez com que centenas de famílias se candidatassem para a experiência de colonizar uma região sobre a qual pouco conheciam.


In:https://www.cultura.sc.gov.br/espacos/casadosacores/ historia-do-local - acessado em novembro de 2022


Em “o rei D. João V de Portugal aproveitou a escassez de habitantes nas terras portuguesas do sul do Brasil para resolver dois problemas do reino”, o vocábulo escassez pode ser substituído, sem alteração de sentido, por:

#Questão 1055640 - Português, Interpretação de Textos, IBADE, 2022, IPREV, Analista Técnico Administrativo II

Os conectivos evidenciam as relações semânticas estabelecidas entre as orações. Reesecrevendo a primeira oração do texto, sem alteração de sentido, poderíamos obter a seguinte construção:

“[...] a tal civilização significa a devastação das florestas, a poluição dos rios, o envenenamento das terras e a deterioração da qualidade do ar.”
As vírgulas empregadas na frase acima separam: 

“[...] com certeza seus tripulantes diriam que neste planeta não habita uma civilização inteligente [...].”
A expressão destacada nessa frase é classificada como adjunto adverbial de: 

Leia o texto a seguir para responder à questão.

O PROBLEMA ECOLÓGICO

Se uma nave extraterrestre invadisse o espaço aéreo da Terra, com certeza seus tripulantes diriam que neste planeta não habita uma civilização inteligente, tamanho é o grau de destruição dos recursos naturais. Essas são palavras de um renomado cientista americano. Apesar dos avanços obtidos, a humanidade ainda não descobriu os valores fundamentais da existência. O que chamamos orgulhosamente de civilização nada mais é do que uma agressão às coisas naturais. A grosso modo, a tal civilização significa a devastação das florestas, a poluição dos rios, o envenenamento das terras e a deterioração da qualidade do ar. O que chamamos de progresso não passa de uma degradação deliberada e sistemática que o homem vem promovendo, há muito tempo, uma autêntica guerra contra a natureza.

Afrânio Primo


De acordo com o texto, a humanidade: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis