Questões de Língua Portuguesa da IBADE

Leia o texto sobre o caranguejo-uçá para responder á questão .

O caranguejo-uçá vive nos manguezais e sua reprodução ocorre de dezembro a abril. Nessa época, os caranguejos saem das tocas para acasalamento e liberação de ovos. Durante esse período, chamado “andada”, ocorre o defeso. Nesses dias, são proibidos, além da captura, a manutenção em cativeiro, o beneficiamento, o transporte, a industrialização, a comercialização, o armazenamento dos caranguejos-uçá, bem como das partes isoladas (desfiado, puãs, pinças e garras) de qualquer origem, conforme orientações da Prefeitura de Vila Velha para o primeiro defeso de 10 a 15 de janeiro.

Considere as afirmativas sobre a preservação dessa espécie de caranguejo.
I - Essa espécie é fundamental para a sobrevivência de outras espécies do manguezal.
II - Preserva a cadeia alimentar.
III - Prejudica a sobrevivência de catadores dessa espécie, pois a cata de caranguejo é uma atividade extrativista.
IV - É desnecessária, pois essa espécie destrói o manguezal.

São verdadeiras as afirmativas:
    A) I e II.
    B) I e III.
    C) I e IV.
    D) II e III.
    E) II e IV.
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Leia o que se pede e responda à questão .

Pessoas são diferentes

São duas crianças lindas
Mas são muito diferentes!
Uma é toda desdentada,
A outra é cheia de dentes...

Uma anda descabelada,
A outra é cheia de pentes!

Uma delas usa óculos,
E a outra só usa lentes.

Uma gosta de gelados,
A outra gosta de quentes.

Uma tem cabelos longos,
A outra corta eles rentes.

Não queira que sejam iguais,
Aliás, nem mesmo tentes!
São duas crianças lindas,
Mas são muito diferentes!

Ruth Rocha

http://poesiaparacrianca.blogspot.com/2010/02/pessoas-sao-diferentessao-duas.html 24/01/2020

Em uma turma de 5º ano, ao ler o poema, surgiu a seguinte dúvida: por que as palavras ÓCULOS e SÓ têm acento? Um estudante respondeu que essas duas palavras são acentuadas porque o som da letra O - /Ó/ é o mesmo. A justificativa do estudante está:
    A) errada, porque a letra O representa sons distintos nas duas palavras.
    B) parcialmente errada, porque faltou a informação sobre o plural da palavra ÓCULOS.
    C) parcialmente correta, porque só justifica o emprego do acento agudo, mas não se refere à posição da sílaba tônica.
    D) correta, porque o acento agudo recai sobre as vogais abertas átonas, como nos dois exemplos.
    E) errada, porque apesar de justificar a posição da sílaba tônica, não se refere ao fato de serem, nos dois casos, vogais abertas.
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Pessoas são diferentes

São duas crianças lindas
Mas são muito diferentes!
Uma é toda desdentada,
A outra é cheia de dentes...

Uma anda descabelada,
A outra é cheia de pentes!

Uma delas usa óculos,
E a outra só usa lentes.

Uma gosta de gelados,
A outra gosta de quentes.

Uma tem cabelos longos,
A outra corta eles rentes.

Não queira que sejam iguais,
Aliás, nem mesmo tentes!
São duas crianças lindas,
Mas são muito diferentes!

Ruth Rocha

http://poesiaparacrianca.blogspot.com/2010/02/pessoas-sao-diferentessao-duas.html 24/01/2020

Nos versos “ São duas crianças lindas,/ Mas são muito diferentes!” a conjunção presente estabelece a relação de sentido fundamental para a compreensão do poema, evidenciando a noção de:
    A) adversidade.
    B) complementariedade.
    C) adição.
    D) causa.
    E) consequência.
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Pessoas são diferentes

São duas crianças lindas
Mas são muito diferentes!
Uma é toda desdentada,
A outra é cheia de dentes...

Uma anda descabelada,
A outra é cheia de pentes!

Uma delas usa óculos,
E a outra só usa lentes.

Uma gosta de gelados,
A outra gosta de quentes.

Uma tem cabelos longos,
A outra corta eles rentes.

Não queira que sejam iguais,
Aliás, nem mesmo tentes!
São duas crianças lindas,
Mas são muito diferentes!

Ruth Rocha

http://poesiaparacrianca.blogspot.com/2010/02/pessoas-sao-diferentessao-duas.html 24/01/2020

Nas duas primeiras estrofes do poema, para expressar a oposição entre as características possíveis de crianças diferentes, observa-se o emprego de:
    A) antônimos, ou seja, palavras de sentido contrário, como quente e gelado.
    B) advérbios intensificadores, como o cheia, em cheia de pentes e cheia de dentes.
    C) adjetivos com o prefixo des-, que significa ausência, ou falta.
    D) substantivos de sentidos opostos, como longos e rentes.
    E) preposição uma e outra, retificando a alternância entre duas crianças diferentes.
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Pessoas são diferentes

São duas crianças lindas
Mas são muito diferentes!
Uma é toda desdentada,
A outra é cheia de dentes...

Uma anda descabelada,
A outra é cheia de pentes!

Uma delas usa óculos,
E a outra só usa lentes.

Uma gosta de gelados,
A outra gosta de quentes.

Uma tem cabelos longos,
A outra corta eles rentes.

Não queira que sejam iguais,
Aliás, nem mesmo tentes!
São duas crianças lindas,
Mas são muito diferentes!

Ruth Rocha

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A poesia aborda diferenças entre as pessoas. A Base Nacional Comum Curricular - BNCC propõe o desenvolvimento de competências específicas que abordam o respeito às diferenças, como a que está apresentada a seguir:

“Compreender a si e ao outro como identidades diferentes, de forma a exercitar o respeito à diferença em uma sociedade plural e promover os direitos humanos.”

Essa competência específica pertence a que área do conhecimento?

    A) Ciências da Natureza.
    B) Ciências Humanas.
    C) Ensino Religioso.
    D) Linguagens.
    E) Matemática.
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Língua Portuguesa - - IBADE - Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo - 2020 - Prefeitura de Vila Velha - ES - Provas: Professor - Séries Iniciais Professor - Coordenador Professor - Pedagogo

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Nas alternativas abaixo, para se alcançar coerência e coesão, foram utilizados operadores linguísticos para se estabelecerem relações. A alternativa cuja relação foi identificada corretamente entre as proposições é:
    A) Tamanho foi o esforço dos galos que alguns emudeceram. Relação de explicação.
    B) A manhã surgiu vigorosa, por conseguinte os galos retomaram suas rotinas. Relação de conclusão.
    C) Não pouparam a cantoria, embora se exigisse muitos esforços. Relação de tempo.
    D) A manhã surgiu como uma deusa de luz, iluminando os campos. Relação de causa.
    E) Antes que as pessoas acordassem, os galos preparavam a manhã. Relação de consequência.
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Observe o período abaixo.


“A manhã, toldo de um tecido tão aéreo (v 15)

que, tecido, se eleva por si: luz balão.” (v 16)


Quantos aos aspectos gramatical, sintático e semântico, pode-se fazer a seguinte análise:


I – O sujeito do período tem seu núcleo em “manhã”.

II – O termo “que” é uma conjunção integrante.

III – O termo “se” é um pronome reflexivo.

IV – A expressão “por si” é um objeto indireto.

V – No período há duas metáforas.


Está correto apenas o que se afirma em:

    A) I, III, V.
    B) I, II, IV.
    C) II, IV, V.
    D) III, V.
    E) II, III.
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Utilizou-se a norma culta para a colocação pronominal em:
    A) Ali encontra-se todo tipo de argumentação.
    B) Tendo arrependido-se da compra, devolveu.
    C) Perdoaria-me se pedisse desculpas?
    D) Não os entregamos ainda, pois não estão prontos.
    E) Daqui ver-se-á todo o espetáculo com nitidez.
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No verso “Um galo sozinho não tece uma manhã” há o recurso expressivo denominado:
    A) prosopopeia.
    B) metáfora.
    C) metonímia.
    D) eufemismo.

    E) catacrese.
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Em uma perspectiva semântica, a palavra destacada no verso 13 “se entretendendo para todos, no toldo” pertence ao campo:
    A) da homonímia.
    B) da paronímia.
    C) da polissemia
    D) da denotação.
    E) do neologismo.
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