Questões de Língua Portuguesa da FUNDEP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Língua Portuguesa da FUNDEP

#Questão 615049 - Língua Portuguesa, Pontuação, FUNDEP, 2017, UFVJM/MG, Analista de Tecnologia da Informação

Releia o trecho a seguir.

“[...] diversas partes do córtex visual (região responsável pelo controle da visão) das crianças se modificavam com a idade.”

Em relação ao uso dos parênteses nesse trecho, assinale a alternativa INCORRETA.

Releia o trecho a seguir.

“Os pesquisadores acreditam, contudo, que vermes intestinais – que atenuam as reações do sistema imunológico – podem ser mais comuns nos organismos dos integrantes do povo indígena, ajudando, assim, a proteger seus corações.”

Em relação ao uso dos travessões nesse trecho, analise as afirmativas a seguir.

I. Podem ser substituídos por vírgulas.

II. Isolam um aposto oracional.

III. Separam uma oração explicativa.

De acordo com a norma padrão, estão corretas as afirmativas:

Releia o trecho a seguir.

“Cães e gatos também. Eles reparam, associam e memorizam tudo. Cada gesto, cada barulho. Tudo serve de pista sobre o próximo passo do dono. Aquele tilintar de chaves sempre vem antes da despedida. ”

Em relação às palavras destacadas, a única que não pertence à mesma classe de palavras das demais é:

Analise as afirmativas a seguir.

I. Um cavalo não pode ser treinado para realizar operações matemáticas.

II. Cães e gatos identificam e retém sinais de pessoas ao seu redor.

III. A capacidade de Hans estava ligada ao seu poder de percepção.

De acordo com o texto, estão corretas as afirmativas:

#Questão 616760 - Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, FUNDEP, 2017, UFVJM/MG, Analista de Tecnologia da Informação

Releia o trecho a seguir.

“Na analogia dos autores: o número de árvores na floresta permaneceria o mesmo, mas os galhos se tornariam mais densos e complexos.” Leia, a seguir, as acepções do dicionário Aurélio (versão 7.0, eletrônica) para a palavra destacada nesse trecho.

I. Ponto de semelhança entre coisas diferentes.

II. Semelhança, similitude, parecença.

III. Identidade de relações entre os termos de dois ou mais pares.

IV. Semelhança entre figuras que só diferem quanto à escala.

V. Semelhança de função entre dois elementos, dentro de suas respectivas totalidades.

São acepções que se enquadram no uso da palavra destacada no trecho:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis