Questões sobre Pontuação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Pontuação

#Questão 472528 - Língua Portuguesa, Pontuação, CESPE / CEBRASPE, 2014, CEF, Técnico Bancário (Carreira Administrativa)

Julgue os próximos itens, relativos às ideias expressas no texto ao lado e a aspectos linguísticos desse texto.

Seriam mantidas a correção gramatical e a coerência do texto caso a vírgula empregada imediatamente após “centrais” (l.42) fosse suprimida, embora o sentido do trecho fosse alterado.

 

Julgue os próximos itens, relativos às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima.

Com a devida alteração de maiúscula e minúscula, o ponto final imediatamente após a palavra “colegas” (l.11) poderia ser substituído por vírgula, seguida do elemento articulador visto que.

 

Acerca dos aspectos estruturais e interpretativos do texto acima, julgue os itens a seguir.

Sem prejuízo da correção gramatical do texto, o termo “entretanto” (l.8) e o trecho “e do Brasil em particular” (l.9-10), bem como as vírgulas que os isolam, poderiam ser excluídos do período a que pertencem.

 

No que concerne às estruturas linguísticas e gramaticais do texto acima, julgue os itens de 80 a 95.

A supressão da vírgula imediatamente anterior ao enunciado “que tem de dar conta de muita coisa” (l.18-19) manteria a correção gramatical do período e os sentidos originais do texto.

 

No que concerne às estruturas linguísticas e gramaticais do texto acima, julgue os itens de 80 a 95.

Na palavra “artista-docente” (l.11), para maior clareza gráfica, caso o hífen da translineação coincidisse, na partição da sílaba ao final da linha, com o hífen integrante da palavra composta, seria gramaticalmente correto repeti-lo, no início da linha subsequente, da forma a seguir: artista-/-docente.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis