Questões de Língua Portuguesa do ano 2017

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Língua Portuguesa do ano 2017



A partir, ainda, da reflexão proposta nos textos I e II, pode-se deduzir que



Julgue o que se afirma abaixo acerca dos textos I e II e, em seguida, responda ao que se pede.

I- Ambos os textos, a partir de diferentes estratégias de manipulação midiática, de uma forma ou de outra, tratam da mesma temática: o forte e agressivo apelo ao consumo exacerbado promovido pelos diversos suportes midiáticos, que coisificam o ser humano – inclusive o seu corpo – e o transformam em mercadoria e objeto de exposição do consumo.

II- Além de constituírem diferentes gêneros textuais – portanto, de estruturas distintas – os textos I e II também apresentam diferentes propostas temáticas: enquanto o primeiro reflete acerca do processo de coisificação a que o ser humano vem sendo historicamente submetido por vias da imposição midiática, que induz ao consumo exacerbado e predador, o segundo se limita a infantilizar o apelo publicitário, no momento em que, de forma ingênua e bem humorada, se utiliza do corpo dos bebês para expressão explícita do consumo.

III- O texto I traz como proposta um processo de escravização do ser humano, promovido pela mídia, que o induz a se transformar em objeto e coisa do consumo, este tido como senhor da contemporaneidade; já o texto II, trata do processo de encantamento e magia autônomos e livres a que a criança é submetida desde os primeiros dias de vida pelos encantos midiáticos impulsionadores do consumismo responsável e adequado a essa fase etária.

IV- Uma das grandes denúncias explicitadas no texto I se refere à perda da identidade humana a partir da força dos apelos consumistas: a perda da capacidade de escolha livre e independente é uma delas.

V- A “estamparia ambulante” na qual a criança se transforma (texto II), aliada ao fato de, na cena, estar sendo sustentada por mãos adultas, podem sugerir um processo de manipulação estrategicamente posto e comandado, não só pela indústria do consumo, mas também com o aval da própria família.

É VERDADEIRO o que se afirma apenas em:

Analise as afirmativas a seguir em relação à leitura dos textos I e II.

I. Os textos I e II destacam uma das soluções possíveis para a mobilidade urbana: o transporte de massa.

II. O texto II apresenta o transporte individual como o meio mais eficiente para a mobilidade urbana.

III. O texto II dialoga com a afirmação de Resende (Texto I) de que as cidades vivem uma escolha entre o caos e a prosperidade.

Assinale a alternativa CORRETA.

A Maria da Anália visava _______ um pedaço de toucinho, mas seu pedido não chegou _____ sensibilizar a dona do porco que, vendo-se _____ mercê de uma invasão em seu quintal, decidiu recolher-se ______ sua casa.

Assinale a alternativa cujos termos preenchem, correta e respectivamente, as lacunas do enunciado conforme a norma-padrão.

No que se refere às normas de concordância (verbal e nominal), analise os enunciados a seguir.

1) É até engraçado algumas expressões utilizadas no mundo policial.

2) Não é necessário a proibição de gírias entre policiais militares e civis.

3) Antigamente, havia muitos policiais que sofriam preconceitos por usar gírias no trabalho.

4) De fato, toda gíria são formas variantes utilizadas para fins comunicativos.

Estão de acordo com a norma-padrão os enunciados:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis